Projeto Caldes começa na segunda-feira em Toledo

Entre os dias 25 e 27 de novembro, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, estará sediando o encontro do Projeto de Capacitação de Autoridades Locais para o Desenvolvimento Sustentável (Caldes). Este projeto tem como objetivo possibilitar o intercâmbio e a troca de experiências para avaliar o desenvolvimento de pesquisas junto às instituições estrangeiras.

As reuniões para apresentações dos projetos são marcadas a critérios dos coordenadores do Projeto Caldes. Cada etapa dos encontros acontece geralmente num intervalo de  cinco meses, sempre num dos países associados (São Tomé e Principe; Costa Rica e Brasil). Este ano, no Brasil, as reuniões serão em três municípios do Paraná: Toledo, Tupãssi e São Pedro do Iguaçu, quando serão feitas apresentações dos projetos desenvolvidos ao longo do ano financiados pela entidade Mancomunitat de Ribera Alta da Espanha.

No município de Toledo, foi a instalação de um gerador de energia elétrica utilizando o gás metano. Neste equipamento, é feito o reaproveitamento deste gás para que seja transformado em energia elétrica e que possa ser vendido para as distribuidoras locais. Em cada município os programas são coordenados por monitores e estagiários contratados pelo próprio projeto.

Já em Tupãssi, o projeto foi à implantação de um centro de reciclagem de lixo. “Como ainda não há na cidade o caminhão para a coleta, usamos o da cidade vizinha nas terças e quintas-feiras”, declara a coordenadora brasileira geral do Projeto Caldes e coordenadora Técnica do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Paraná, Marilene Giachini. Ela informa ainda que no próximo dia 26 será entregue oficialmente um caminhão para a coleta de lixo.

Em São Pedro do Iguaçu o projeto desenvolvido foi para o melhor reaproveitamento da água na cidade. O conceito principal do trabalho é o de conscientizar as crianças nas escolas que para que economizem água e pratiquem nas suas residências também. Foram instaladas torneiras econômicas nas escolas para o incentivo deste projeto.

Todo o projeto Caldes tem como finalidade a capacitação de trabalhos locais, para serem aplicados de forma coordenada. Cada país apresentará seus projetos pilotos num tempo de 30 minutos e deverão apresentar como iniciou e como se apresenta hoje. “Optamos pela Unioeste aqui no Brasil por ser uma Universidade mundialmente reconhecida, e também pelo o apoio do vice-reitor professor/doutor Carlos Alberto Piacenti”, esclareceu Marilene Giachini,

A iniciativa é organizada pela  região distrital da Ribera Alta (Espanha) e tem como sócios, além da Unioeste, representando o Paraná, a Câmara Distrital de Água Grande de Santo Tomé y Príncipe, o Instituto para a Democracia e o Desenvolvimento (África), além de Cantón de Upala (Costa Rica) e da Fundação Comunidad Valenciana da Espanha.

Os resultados do Projeto propõem a melhoria da qualidade de vida da população, no desenvolvimento sócio econômico dos municípios beneficiários e a criação de uma rede permanente para troca de experiência entre as entidades parceiras. O encontro final destes projetos ativados será realizado em Bruxelas, Bélgica no mês de abril do próximo ano.