Combate às drogas é discutido na Unioeste

Aconteceu na última quinta-feira (28), na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o 1º Encontro de Gestores de Saúde de Abrangência da Instituição. O propósito do evento, que reuniu representantes de todas as regionais, foi de discutir o combate às drogas nas regionais de Saúde envolvendo as cidades onde cinco Campi da Universidade estão instalados.

O tema central discutido, na ocasião, foi “O tratamento e as ações preventivas que são disponíveis nas regionais de Saúde”, nas cidades de Cascavel, Toledo/Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

Em relação ao combate às drogas, apenas neste ano, iniciaram os trabalhos práticos na região da Unioeste, onde foram oferecidos cursos de capacitação e especialização aos Gestores de Saúde e de Saúde Mental em Cascavel. No total, foram realizados quatro cursos promovidos pelo Centro Regional de Referência para Formação Permanente aos Profissionais das Redes de Antenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack outras Drogas (CRR/Unioeste/Senad).

Um dos palestrantes do evento foi o promotor de Justiça de Cascavel, Dr.º Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira, afirmou que este primeiro encontro oficial foi realizado para aperfeiçoar a capacitação que os cursos oferecem. “Em números não podemos saber quantas pessoas já ajudamos, pois o tratamento é longo e demorado, mas a certeza é que o projeto deve continuar com o mesmo propósito nos próximos anos”, declarou.

Já o chefe de gabinete da Unioeste, na solenidade abertura do Encontro, professor Alfredo Batista, salientou e “a habilitação nesta área é para motivar cada vez mais o grupo de trabalho da saúde”.

A coordenadora do CRR , professora Terezinha Alves Dias, destacou que no próximo ano as reuniões devem ser nos outros Campi da Universidade, comentando ainda que todos os agente, envolvidos no programa, procuram reduzir os gastos  para poder investir nos pacientes. “Estes pacientes precisam mais de ajuda do que imaginamos”.

Já o diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber, disse que a Universidade tem o compromisso tanto com os acadêmicos como com a sociedade. “O combate às drogas é um projeto que está de parabéns, pois não é de interesse particular e sim social e coletivo”, finaliza o diretor.

Na colaboração do Projeto estão a 10ª Regional de Saúde - Cascavel, 8ª Regional - Francisco Beltrão, 9ª Regional - Foz do Iguaçu, 20ª Regional – Toledo/Marechal C. Rondon, também a Coordenação Municipal de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPSad).