Alunos da Ciência da Computação apresentam seminário de pesquisa

O GIA (Grupo de Pesquisa em Inteligência Aplicada) e o Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação (PetComp), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, convidam a comunidade acadêmica e externa para o Seminário dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação que será realizada no próximo dia 28 às 11 horas no  Bloco F, sala 12-Audiovisual.

O Seminário será apresentado pelos acadêmicos do terceiro ano do curso: Deivide Possamai e Fernando Fernandes dos Santos. Os dois são bolsistas do Grupo PetComp e são orientados pelo professor doutor Marcio Seiji Oyamada. O projeto a ser apresentado é a “Implementação de um ampliador digital para pessoas com baixa visão”, que tem como objetivo o desenvolvimento de um ampliador digital visual para computadores domésticos.

Na ocasião os alunos apresentarão também as plataformas embarcadas utilizadas na implementação dos protótipos e os desafios técnicos da solução, que estão sendo atacados.

O professor doutor Clodis Boscarioli, um dos responsáveis pelo evento, afirma que “os alunos de iniciação científica do Curso, tem se esforçado bastante em seus projetos, tem sido prática que apresentem seminários com os resultados dos seus trabalhos”.

Clodis explica ainda que para o desenvolvimento deste projeto foi utilizado o xLupa, que é um ampliador de tela configurável, que varia o tamanho das letras e das cores para que pessoas com deficiências visuais possam ter acesso ao computador, desenvolvido no GIA, sob orientação do professor doutor Jorge Bidarra,  e que ainda está sendo aprimorado pelas pesquisas atuais do grupo.