Bolsista premiada em Feira de Ciência no Peru

Kelly Laís Mariani, orientanda da professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), doutora Isabel Tamara Pedron, do Centro de Ciências Agrárias, Campus de Marechal Cândido Rondon, acompanhada pela supervisora professora Alda Rossetto, foi premiada com o primeiro lugar na categoria Ciências Ambientales na 23ª Feira Escolar Nacional de Ciencia y Tecnología – Fencyt, em Lima, no Peru, com o trabalho "Comportamento do clima de Palotina - Paraná - Brasil".

O trabalho foi produzido no ano passado quando Kelly era bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Unioeste Junior), cujo objetivo é estimular a iniciação científica dos alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio ou de Educação Profissional que estão matriculados em escolas públicas do Paraná, mediante a realização de estágio na Universidade. Na época, Kelly cursava o terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santo Agostinho, de Palotina.

O artigo teve por objetivo identificar mudanças e tendências nas chuvas, temperaturas e umidade do ar de 1973 a 2011 em Palotina a partir de séries diárias de dados fornecidos pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). O trabalho resgatou dados como o aumento populacional de 1960, passando de quatro mil para 30 mil habitantes em 2010 e conclusões como a tendência de diminuição por período da umidade relativa do ar, o aumento da temperatura média anual, aumento no número de ocorrência de geadas, aumento das secas, entre outros..

"Comportamento do clima de Palotina - Paraná - Brasil" já havia recebido o prêmio “Excellence in Geosciences” na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias 2013 (Febrace). O estudo resulta de um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Santo Agostinho em 2012, em Palotina, inserido no Programa de Iniciação Científica Jnior da Unioeste/Fundação Araucária.

A Fencyt, realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, foi organizada pelo Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Concytec) visando o intercâmbio científico e estimulando o interesse pela inovação, pela Ciência e pela Tecnologia entre os estudantes da América Latina. Segundo Kelly, o Brasil trouxe para casa dois de três prêmios disponíveis, sendo campeão na categoria Ciências Ambientais e da Saúde; enquanto o de Tecnologia e Engenharia foi ganho pela Colômbia. Atualmente, a aluna cursa Engenharia de Alimentos, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Segundo a orientadora, um trabalho premiado é motivo de muito orgulho. “Como orientadora é muito gratificante, uma vez que é um reconhecimento da qualidade do trabalho e um incentivo para alunos do Ensino Médio participarem de projetos desenvolvendo o pensamento crítico e aplicação do método científico”, finaliza.