Fórum da Abruem abre espaço para o sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do PR

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor João Carlos Gomes, abriu a programação desta quinta-feira (24) no Fórum dos Reitores da Abruem, que ocorre em Foz do Iguaçu-PR. O responsável pela pasta da Seti proferiu a palestra “Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná”.

Logo no início, Gomes assumiu com os presentes o compromisso de lutar por recursos e projetos para as universidades junto ao Governo Federal, também apresentou números da sua pasta no Estado do Paraná. As universidades paranaenses, por exemplo, contam com mais de 97 mil alunos de graduação, distribuídos em 401 cursos, sendo 16 deles a distância. Além disso, dos 27 cursos nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), 14 são de universidades estaduais. Com relação ao corpo docente, quase 50%, dos mais de 7,6 mil profissionais universitários, são doutores.

Em seguida, João Carlos Gomes, revelou o que considera como pilares de sua administração, que são: as universidades estaduais (de Maringá - UEM, Londrina - UEL, do Centro-Oeste - Unicentro, do Norte Pioneiro - Uenp, do Oeste - Unioeste, de Ponta  Grossa - UEPG, e do Estado do Paraná - Unespar), a Tecpar, a Fundação Araucária e a Simepar.

Para as universidades, o secretário apresentou os 11 projetos da Seti. São eles o Parque Tecnológico Virtual do Paraná; a Tecnova Paraná; o Universidade Sem Fronteiras, programa de ação universitária focado em cidades com baixo índice de IDH, que foi um dos grandes focos de atenção da palestra; a Rede Seti Esportes; o Bom Negócio Paraná; o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE); Programa para Capacitação; o Paraná fala Inglês, programa de estímulo à proficiência na língua inglesa, que também chamou a atenção do grupo de reitores; a Casa do Visitante Internacional, uma antiga reivindicação das universidades e que é destinada a receber hóspedes estrangeiros dentro das instituições de Ensino Superior (IES); a infraestrutura das IES Estaduais; e o Programa de Residência Técnica.

Apresentados os projetos, uma comissão formada por representantes de assessorias de relações internacionais entregou ao secretário um ofício, reconhecendo o trabalho dele no sucesso da licitação da Casa do Visitante Internacional, que, segundo eles, era uma antiga reivindicação.

João Carlos Gomes é ex-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Mais informações em www.abruem.org.br ou no site da Apiesp (www.apiesp.org.br).