Huop: Ano é marcado pelo avanço nos projetos estruturais

A Direção Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) finaliza o ano de 2013 com diversos resultados satisfatórios em relação aos investimentos para o hospital. Durante os dois anos de gestão, iniciada em 2012 e que segue até 2016, quatro fatores foram primordiais: obras, equipamentos, custeios e recursos humanos.

Investimentos

As obras planejadas nesse ano, que ainda devem ser iniciadas, segundo a direção geral, é a construção da Ala de Queimados, ampliação do Ambulatório e a passarela de acesso que liga o hospital ao Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac). Para o orçamento de 2014 da Secretaria de Saúde, está incluída a construção da primeira etapa da Ala Materno Infantil, a qual deve ficar pronta no mesmo ano. Todas essas obras de 2013 e 2014 somam R$ 1,5 milhão em equipamentos médicos hospitalares e outros R$7,5 milhões para investimentos na estrutura do Huop.

Segundo o diretor geral, Allan Cezar Faria Araújo, também para 2014, será adquirido um novo aparelho de tomografia, haverá investimentos de mais de R$ 2 milhões destinados à compra de equipamentos do setor de informática e a construção do prédio administrativo, o que proporcionará maior espaço dentro do Huop, para o ensino e assistência. Há previsão ainda de uma nova contratualização para o hospital, a qual dará autonomia financeira.

Conquistas

Outra conquista diz respeito a renovação da Licença Sanitária, emitida em 2012, renovada para 2013 e agora até final de 2014,o que para a direção geral, é o resultado de adequações sanitárias para melhor assistência a todos os usuários do hospital.

O diretor, reforça a conquista em relação a ampliação dos programas de residência médica e multiprofissional, com destaque para a residência médica na área de ortopedia e cardiologia, as quais devem abrir edital em março de 2014, juntamente com as demais residências já vigentes e a previsão é que haja, também um programa de residência médica em neurocirurgia.

Mudanças

Além dos avanços previstos, já no início do ano deverá ocorrer a transferência do curso de Medicina para o novo prédio de ensino, localizado no mesmo espaço do prédio do Ceapac, proporcionando maior espaço para os acadêmicos e docentes, além das salas de telemedicina e tele saúde, facilitando a integração de professores com o atendimento à distância dos usuários da região, estados e países.

Ampliação

A ampliação do Hospital Universitário proporciona aumento no número de assistências. Por exemplo, em 2010 eram 700 atendimentos às gestantes ao mês, em 2013 esse número saltou para 1,3 mil atendimentos ao mês, o que demonstra grandes avanços em termos de assistência ao usuário do hospital.

O diretor geral enfatiza que o Huop possui um Plano Diretor 2013/2020, o qual norteia todos os investimentos do hospital e também onde está firmado parcerias com os Governos federal e estadual para a ampliação efetiva do Huop.

Assistência

Allan comenta ainda que a prioridade é sempre dar o melhor atendimento aos pacientes, qualificar os profissionais que trabalham no hospital, dando-lhes condições de trabalho, ensino e assistência as regiões Oeste e Sudoeste em que o Huop é referência. Ele acrescenta que a grande preocupação e constante, é de agregar assistência ao ensino, foco de um hospital universitário e, consequentemente, expandir o atendimento ao usuário, ampliar programas de residências, pesquisas e pós-graduações, futuramente.

Somando todos os investimentos deste ano e os previstos para o orçamento 2014, o total chega a R$ 30 milhões. O diretor geral agradece a todos que se empenharam para que os resultados nesses momentos fossem positivos. “Todo o trabalho realizado nesses dois anos (2012-2013) representou a união da direção do hospital, Reitoria da Unioeste e Governos federal e estadual que viabilizaram as grandes conquistas”, finaliza.