Projeto da Unioeste vai receber recursos para construção de novo bloco

O projeto Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa e Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), receberá recursos no valor total de R$ 2.420.532,56 para a construção de um bloco de laboratórios.

Este projeto foi aprovado na chamada publica 01/2013-Infra do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem por objetivo resolver o problema da falta de espaço físico adequado para alocar equipamentos advindos de projetos de pesquisas aprovados pelos docentes do programa de pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais.

A professora Norma Catarina Bueno, coordenadora do Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e do projeto, informa que são seis Grupos de Pesquisa (GP) envolvidos: o GP em Artrópodes, Vetores e Inimigos Naturais; GP em Biologia e Conservação de Anamniotas; GP em Tecnologia de Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos; GP em Recursos Pesqueiros e Limnologia; GP em Monitoramento e Preservação de Ecossistemas; GP em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, todos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Unioeste.

Norma salienta que o convênio está em fase de assinatura, porém o projeto já está elaborado. "O prédio terá uma área total de 1.491,52 metros quadrados, composto de dois pavimentos de 714,81 metros cada, que será construído em anexo ao prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde", explica Norma.

Centro de excelência em pesquisa

O piso térreo contará com a coleção de Fanerógamas (Herbário Unop), quatro salas que serão utilizadas por professores, pesquisadores e orientadores, os laboratórios de Identificação Bibliográfica de Plantas, de Prensagem e Apoio Técnico, de Registro e Montagem, de Identificação Estereomicroscópica de Plantas, de Curadoria da Coleção Botânica e Fanerógamas, de Aquários, Dissecação e Fixação de Material Biológico, de Preparação e Análises Citogenéticas Básica e Molecular, de Marcadores Moleculares, de Fotomicroscopia, de Biologia Estrutural e Reprodução de Vertebrados, de Ictiologia, de Reuso de água na agricultura, além de almoxarifado e banheiros.

O piso superior vai abrigar a coleção de Criptógamas (Herbário Unop-Algae), os laboratórios de Clorofila, de Curadoria da Coleção Botânica e Criptógamas, de Limnologia, de Ecologia e Microscopia, de Germinação de sementes, de Microbiologia, de Biotecnologia, de Montagem de Experimento, de Preparação de Materiais para Fisiologia vegetal, de Morfologia e Anatomia Vegetal, de Coleção de Fungos, de Coleção de Fungos Entomatopatogênicos, de Análises Microbiológicas, de Inoculação, de Preparo para microbiologia, e outras quatro salas para serem utilizadas por professores, pesquisadores e orientadores, Sala de Esterilização e banheiros.

Os professores que irão utilizar os espaços no novo bloco são: Andrea Maria Teixeira Fortes, Fabiana Gisele da Silva Pinto, Lívia Godinho Temponi, Luis Francisco Angeli Alves, Marina Kimiko Kadowaki, Norma Catarina Bueno, Rosilene Luciana Delariva, Silvio César Sampaio e Vladimir Pavan Margarido, todos do Campus de Cascavel.

"A implantação deste projeto visa fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN) e dar condições para a implantação do doutorado, curso aguardado por alunos e professores", ressalta Norma.

A professora acrescenta ainda que o mestrado “caracteriza-se por contar com jovens doutores formados em instituições de excelência e têm por objetivo qualificar profissionais com sólida formação técnico-científica e didática, além de contribuir para que a Unioeste se torne um centro de excelência e uma referência na pesquisa e pós-graduação na região".