1º Encontro de Gestores começa nesta quinta-feira

Com o intuito de combater as drogas, começa nesta quinta-feira (28) o 1º Encontro de Gestores de Saúde, com a participação de representantes dos cinco Campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento será realizado na sala dos Conselhos no prédio da Reitoria em Cascavel, com abertura marcada para  às 13h30.

O objetivo principal é reunir os gestores municipais de saúde e coordenadores de Saúde Mental, a fim de promover a troca de experiências na implantação de serviços de atenção ao usuário de drogas nas unidades da Universidade. A discussão terá como tema central “O tratamento e as ações preventivas que são disponíveis nas regionais de Saúde das cidades de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão”.

No encontro ainda será apresentado aos participantes o Centro Regional de Referência- CRR - Unioeste/Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) que tem o total apoio da Unioeste, sendo o reitor Paulo Sérgio Wolff o próprio gestor e como coordenadora a professora/doutora Terezinha Alves Dias.

Segundo Terezinha Alves Dias, este evento foi criado devido a grande necessidade ao combate às drogas. “Vimos que é preciso ajudar os nossos acadêmicos e, para isso, demos apenas o primeiro passo”, relata.

Estão colaborando com a ação a 10ª Regional de Saúde - Cascavel, 8ª Regional - Francisco Beltrão, 9ª Regional - Foz do Iguaçu, 20ª Regional – Toledo, também a Coordenação Municipal de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPSad).

13h30 - Abertura

13h50 - Apresentação do CCR; objetivos, atividades desenvolvidas, agenda 2014 – Dra Terezinha Alves Dias-coordenadora CRR-Unioeste/Senad

14h10 - Conferência “Saúde como dever do Estado” Atenção ao usuário de drogas – Dr Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira

15 horas - Políticas de atenção ao usuário de drogas – Dra Soraya Sehli 9ª RS Foz do Iguaçu