Farmácia Escola orienta sobre efeitos solares

A professora Ionete Lúcia Milani Barzotto, responsável pela Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, orienta a comunidade interna e externa sobre a importância do uso do filtro solar e como proteger-se dos raios solares no dia a dia.
Segundo ela, o Sol e seus efeitos são essenciais para a vida na terra e para o homem, mas tal exposição pode ter influências no envelhecimento precoce, no aparecimento de câncer de pele e até mesmo nas afecções oculares e em alterações no sistema imunológico.
Ela explica que o Sol emite vários tipos de radiação, que são: UV-A, UV-B e UV-C. Os raios UVA atravessam facilmente a atmosfera e a camada de ozônio, penetrando profundamente na pele e podendo causar câncer. Já os raios UV-B, se a exposição for frequente e intensa, podem causar lesões ao DNA, enquanto os UV-C são portadores de elevadas energias características da absorção da camada de ozônio, as quais não chegam até a terra.
Por exemplo, nos olhos, a exposição às radiações UV geram consequências a curto e em longo prazo, que são efeitos agudos e crônicos. Os agudos são fotoqueratite e a fotoconjuntivite, reações estas reversíveis e que não ocasionam danos em longo prazo. Já a exposição crônica traz como consequência a catarata, que pode levar à cegueira. Ainda há o foto-envelhecimento, que provoca alterações aparentes (físicas) e funcionais na pele, o que ocorre mais pelo resultado de uma exposição frequente ao sol, além de que os riscos de efeitos são adversos para a saúde.
Proteção
De acordo com a professora Ionete Barzotto, para proteger-se do Sol, “não é preciso fugir, porém, é necessário ter consciência dos riscos da superexposição, adotando medidas preventivas como manter-se á sombra, especialmente em horários entre 10 e 16 horas, utilizar bonés, chapéus, óculos e roupas adequadas quando da exposição”. Outra forma utilizada é a aplicação de substâncias destinadas a diminuir os efeitos nocivos da radiação solar, como os filtros solares.
Ionete explica que os filtros são capazes de diminuir a quantidade de radiação UV que atinge a pele humana, sendo divididos em duas classes: os orgânicos e inorgânicos, que são classificados como filtros de efeito químico e de efeitos físicos. Os filtros químicos são agentes capazes de absorver radiação impedindo que a pele seja atingida, enquanto os filtros físicos são substâncias opacas que refletem a luz.
Entre os cuidados específicos no uso de filtros solares citados pela professora Ionete, está a não utilização do produto com prazo de validade vencida, pois eles não terão o efeito desejado, bem como uso de quantidades uniformes em todas as superfícies expostas, com a aplicação devendo ser feita ao menos 30 minutos antes da exposição ao sol, além de seguir as orientações do rótulo e reaplicando o filtro quantas vezes forem necessárias.
A Farmácia Escola da Unioeste está localizada no Bloco de Clínicas, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 20 horas. Toda a equipe é formada por farmacêuticos que prestam assistência, durante todo o período de atendimento, e em especial na orientação quanto ao uso racional de medicamentos e cosméticos, bem como nos cuidados em saúde.