Francisco Beltrão inaugura novas obras

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff e o diretor do Campus de Francisco Beltrão, professor Haroldo Augusto Moreira, recepcionam a comunidade interna e externa da Instituição para reinauguração do Auditório Carlos Maes e inauguração do Bloco 5 da unidade.

O evento, que contará com a presença do governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, do representante do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano e do deputado federal, Assis Miguel do Couto, está marcado para iniciar às 21 horas do próximo dia 25, segunda-feira. Na ocasião, serão entregues dois veículos ao Campus: uma Van Ford Transit adquirida com recursos repassados pela Seti e um Citroen C4 Louge comprado com recursos do próprio Campus.

De acordo com o diretor Haroldo Augusto Moreira, na reforma do novo auditório, com 1.282 metros quadrados, foram investidos R$ 1.023.548,00 graças à parceria entre a Universidade e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O novo auditório, construído no ano de 1988, além do atendimento às demandas internas da Instituição também passa a suprir, com maior qualidade, a demanda regional, uma vez que órgãos públicos entre outras instituições o utilizam para promover os mais diferentes eventos. O novo espaço conta com 474 poltronas, áreas reservadas para pessoas com necessidades especiais, climatização, iluminação moderna, sistema de som e um amplo palco.

Já o novo bloco do Campus foi construído com recursos do Governo estadual que investiu R$ 1.113.000,00, Governo Federal (por meio da emenda parlamentar do deputado Assis do Couto R$ 400 mil), Caixa Econômica Federal (90.870,00) e recursos da Universidade (316.931,22). No total foram aplicados R$ 1.920.801,22.

Este espaço será ocupado no ano letivo de 2014 pelo curso de Medicina, turmas do primeiro e segundo anos e coordenação da graduação, até que o espaço específico que está sendo executado no Bairro Água Branca, com recursos do Governo do Estado, seja concluído. Também utilizarão o novo bloco, as graduações de Administração e Ciências Econômicas, pós-graduação lato sensu e stricto sensu “Gestão e Desenvolvimento Regional”.

Homenagem

O Auditório Carlos Maes, explica a direção do Campus, é homenagem póstuma ao seu idealizador e ex-diretor da Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (Facibel), professor Carolus Octaaf Theodor Maria Maes, falecido no dia 22 de novembro de 2010. O professor Carlos passou 25 anos na Facibel, tendo exercido o cargo de diretor e vice-diretor em diversas ocasiões, totalizando mais de 15 anos.