Campus de Beltrão termina ano com grandes conquistas

Na última terça-feira (10.12) o diretor geral, Haroldo Augusto Moreira, do Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) convocou os agentes universitários e estagiários da unidade para fazer um balanço geral das atividades desenvolvidas no ano de 2013.

Durante a reunião, foram destacados os grandes feitos e atividades realizadas durante o ano que contribuíram para o desenvolvimento do Campus da Universidade. Entre eles, está a terraplanagem do Campus, que pôde ser concluída, destinada para a construção do bloco do Centro de Ciências da Saúde, ocorrendo por meio de um convênio com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) que emprestou as máquinas e caminhões, possibilitando assim a continuação das obras em 2014.

Foi concluído também o bloco V que será utilizado pelas graduações de Administração, Ciências Econômicas e Medicina, pelo curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional e pelos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, o que vai reorganizar os espaços físicos da Instituição, a mudança do mobiliário e equipamento que deve ocorrer em breve.

O Auditório Carlos Maes também foi reinaugurado, após a reforma, sendo deixado à disposição da comunidade acadêmica e externa um espaço amplo, climatizado e com sistema de som moderno. Também foram concluídas as passarelas que ligam o anfiteatro ao bloco II, ao bloco IV e ao bloco V, que há tempo era um pedido da comunidade acadêmica.

O diretor do Campus, professor Haroldo, avalia o ano de 2013 como produtivo para o Campus da Universidade. “Foi um ano excepcional, houve uma aproximação entre a comunidade interna, externa e política, com interesse de todos, gerando uma maior integração”, declara.

Mais conquistas

Neste ano também foi adquirido um carro zero km com recursos provenientes do próprio Campus o que pretende diminuir o custo de manutenção da frota.  Ainda foi adquirida uma van, 16 lugares, com recursos repassados por meio de convênio com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), no valor de R$ 119,115 mil, que segundo o diretor, também resultará em uma grande economia para o Campus, quando há necessidade de se deslocarem para outras cidades, principalmente Cascavel. A van também estará disponível para outras atividades do Campus.

O diretor disse que foi finalizado o trabalho da Comissão de Planejamento do Campus, que era presidida pelo docente Gilmar Fiorese, e frisa “que este trabalho é muito importante para nortear as futuras ações”. O professor Haroldo também parabenizou os agentes pelo desenvolvimento dos projetos do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA), declarando que o resultado dos projetos foi muito importante para o Campus e reforçou que os mesmos tem o apoio da direção.

Também foi realizada a licitação para adquirir cortinas, que serão colocadas em todos os blocos e deverão ser entregues ainda neste ano. Além disso, foi autorizado o 8º Polo Tecnológico Virtual do Paraná (PTV), a ser implantado no Campus.

O professor Haroldo conta que o Vestibular, que é o maior evento da Universidade, neste ano teve número recorde de candidatos para o Campus de Francisco Beltrão, sendo 2.093 inscritos.

Próximo ano

Ainda em 2013, foi cadastrada a emenda do deputado federal, Nelson Meurer, no valor de R$ 200 mil, destinada à compra de livros para o curso de Medicina e do deputado federal Assis do Couto no valor de R$ 150 mil, destinada para custeio da Universidade.

Outras obras estão sendo planejadas no Campus de Beltrão. Como por exemplo o desenvolvimento do projeto do trevo de acesso ao Centro de Ciências da Saúde, com algumas parcerias importantes. Também está sendo pleiteada a construção de um novo bloco para a Biblioteca, que disponibiliza espaço físico condizente com o aumento do acervo e sua utilização. Para o restaurante universitário, já foi constituída uma comissão, que irá tratar dos assuntos referentes e a implantação do mesmo no Campus da Universidade. O diretor lembrou ainda a necessidade da contratação de servidores via concurso público. “O êxito de minhas ações só foi possível com a ajuda de todos os servidores”, declara.