Unioeste participa da Criação da Rede Eureka Internacional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participou no último mês, por meio do Laboratório de Bioinformática (Labi), do Campus de Foz do Iguaçu, em Mazatlan no México, do encontro do Comitê Científico do Eureka SD Erasmus Mundus (Enhancement of University Research and Education in Knowledge Areas), no qual ocorreu também o IV Workshop Internacional em Descoberta e Gestão de Conhecimento e Tomada de Decisão e foi realizada uma reunião para a criação do Eureka Internacional.

Os professores e pesquisadores do Labi da Unioeste, Huei Diana Lee, Wu Feng Chung e Renato Bobsin Machado representaram a Universidade que participou ativamente dessas atividades na condição de pioneiro e coordenador do cluster Brasil do Projeto Eureka SD. A coordenadora geral, professora/doutora Huei e o coordenador da área computacional, professor/doutor Renato, ambos do Labi, apresentaram as potencialidades do cluster Brasil do Projeto Eureka SD, em especial da Unioeste, e propuseram um sistema de parceria e contrapartida envolvendo entidades governamentais de fomento à pesquisa. “O propósito é ampliar ainda mais a cooperação, o compartilhamento de conhecimentos e as pesquisas entre as instituições participantes, levando-se em conta o expertise e as realidades locais, regionais e internacionais”, esclarecem.

O coordenador da área médica do Labi, professor/doutor Wu Feng Chung, compartilhou com os participantes de todos os países as experiências do Laboratório e da Unioeste, no âmbito de pesquisas multidiciplinares e interinstitucionais. “Apresentamos as contribuições da área tecnológica para com a área da saúde, assim como modelos de inovação e invenção, envolvendo produção científica e registros de patentes e softwares”, comenta.

A partir dos indicadores de produtividade, o coordenador geral da rede Eureka International, professor/doutor Rafael Alejandro Espin Andrade, de Cuba, afirma estar impressionado com o modelo aplicado pelos pesquisadores do Labi da Unioeste. “É uma honra para o projeto Eureka ter a participação de pesquisadores tão motivados, produtivos e inovadores como o grupo do Labi da Unioeste/Brasil. Com certeza o modelo de multidisciplinalidade, produção científica, técnica e de gestão apresentados neste encontro servirão como exemplo e permitirão ampliar ainda mais o escopo de abrangência do Eureka Internacional", declarou.

A reunião realizada no México, foi marcada por debates entre os participantes da Eureka SD, onde foram discutidas questões estratégicas, de gestão e de estruturação da nova rede. Também foi definido o plano de ações e de critérios para seleção de 315 bolsas de mobilidade de pesquisadores pertencentes aos países da União Europeia e América Latina.

Projeto Eureka

A rede Eureka Iberoamerica constitui um projeto científico do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted). A proposta Eureka SD Erasmus Mundus foi fomentada pela cooperação entre instituições de nove países Latino Americanos iniciada em 2008 na rede Eureka Iberoamerica em conjunto com a Universidade de Oldenburg na Alemanha, na qual a Unioeste teve participação em sua concepção por meio do Labi.

Nesta proposta o principal objetivo é ampliar as ações da rede por meio do fortalecimento da cooperação, do compartilhamento de conhecimentos e das pesquisas entre Instituições da América Latina e da União Europeia, incluindo mais 20 universidades. Serão promovidos  intercâmbios e mobilidades de pesquisadores pertencentes aos países da União Europeia e da América Latina, em âmbito acadêmico, científico e inovação, contribuindo para a criação de espaços para projetos e cooperações, fundamentados na transdisciplinalidade. Essas ações fazem parte da nova rede científica denominada Eureka International.

No final do mês de setembro deste ano, foi realizada em Oldenburg, uma reunião de trabalho sobre o projeto Eureka SD, sendo a Unioeste representada nesta ocasião pelo diretor de convênios, professor doutor Douglas André Roesler.

Mais atividades

Além da participação nas reuniões do comitê científico do Eureka SD e de criação da rede Eureka Internacional, os pesquisadores do Labi da Unioeste apresentaram os trabalhos científicos "Method and System for Real-Time Audio and Video Transmission of Colonoscopy Exams: A Study Case on a Local Network" e "Times Series Classification using Motifs and Characteristics Extraction: A Case Study on ECG Databases" durante o IV Workshop Internacional em Descoberta e Gestão de Conhecimento e Tomada de Decisão.

O Labi, a convite do Departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidad Nacional Autónoma de México (Unan) em Ciudad de México/Distrito Federal, também apresentou a palestra intitulada “Desafios da Computação Aplicada à Medicina” para um público aproximado de 200 participantes, envolvendo professores e acadêmicos de cursos de Engenharia, Computação e Matemática. Posteriormente os pesquisadores participaram de reuniões de trabalho com representantes da Unam visando a discussão de futuras cooperações técnico-científicas entre as instituições.

Colaborador: professor Renato Bobsin Machado