Campus de Foz termina 2013 com saldo positivo

Para a Direção Geral do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o ano que termina, trouxe grandes conquistas para a unidade, que além de investimentos na criação de curso de mestrado também teve a possibilidade de melhorar sua infraestrutura, bem como manter e buscar mais parcerias que colaboraram para maior qualidade de ensino oferecida.

De acordo com a diretora geral do Campus, professora Renata Camacho Bezerra, neste ano foi aprovado o curso de Mestrado em Ensino, sendo o terceiro da unidade. O Campus também oferece o Mestrado em Sociedade e Cultura, o primeiro a ser implantado pela Unioeste, que conquistou nota quatro na avaliação trienal. “Com estas conquistas nos habilitamos a propor já para 2014 um curso de doutorado para o Campus”, comentou Renata.

Mas a diretora ressalta ainda que, neste ano, foram investidos R$ 125 mil, recursos próprios do Campus, para a revitalização do acervo bibliográfico o que deu maior suporte à comunidade acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação. Foi possível também a construção do auditório da unidade que contou com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A professora Renata mencionou também os diversos projetos e programas desenvolvidos pelo Campus, em pareceria com outras instituições, como por exemplo, o apoio financeiro da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu – Brasil (FPTI) e Itaipu, que promoveu o cursinho pré-vestibular e a feira de profissões com o repasse de R$ 90 mil, além do convênio no montante de R$ 85.654,00 que viabilizou os projetos Baja SAE –RQ 2 e o Grupo de Eficiência Energética (GCEE). Outro convênio, fruto dessa parceria, foi à viabilização do Projeto Modelismo no Processo de Aprendizagem: projeto aerodesign – competição SAE Brasil com o investimento de R$ 12 mil. A Itaipu ainda repassou ao Campus recursos para revitalização do acervo bibliográfico de todos os cursos de graduação e pós graduação do Campus.

Mais parcerias

Outra parceria, segundo a diretora do Campus, que colaborou para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão promovida na unidade foi com a Fundação Araucária que este ano investiu R$ 7,2 mil no planejamento da expansão de sistemas de distribuição estratégicas heurísticas; na alfabetização e avaliação em larga escala com o montante de R$ 7.220,00; investimento de R$ 3.950,00 para ajudar na realização do 8º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras (Sepecel).

A Fundação apoiou a 1º Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educación Popular, 5º Jornadas sobre Historia y Educación; a 1ª Jornada sobre Antropologia y Educación Popular com o montante de R$ 5 mil; o 1º Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: a interdisciplinaridade em foco com R$ 4.240,00 e o Congresso Internacional da Abrunati com R$ 38.702,00.

O Campus ainda recebeu da Fundação Araucária recursos financeiros para implantação do Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade Cultura e Fronteiras, no montante de R$ 19.495,00; para a 7ª Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia do Campus: O Plano Nacional de Educação para o Decênio 2011-2020 em questão, no montante de R$ 2.902,00; a 6ª Jornada de Enfermagem: O Cuidado nos Diversos Níveis de Assistência, no montante de R$ 4.970,00; o 7º Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de História Oral, no valor de R$ 19.120,00 e a Revista Ideação, no montante de R$ 9 mil. Esta parceria também possibilitou a criação do Patronato, com apoio da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), num total de R$ 624 mil.

Cooperação e Contratos

Em 2013, informa Renata, a FPTI renovou a concessão de instalações e espaços para o Centro de Engenharias e Ciências Exatas (Cece) e foi feita parceria que permite aos alunos e docentes da graduação de Direito realizarem atendimentos referentes a processos trabalhistas com Tribunal Nacional do Trabalho da 9ª Região.

Outro convênio, entre o Campus e a Unila, está permitindo a implantação de programas de cooperação para o desenvolvimento acadêmico, técnico-científico e cultural. O Campus também conta com apoio recíproco da Itaipu e FPTI e a cooperação técnico-científica com a FPTI - Projeto Baterias.

Demais Convênios

Com a Seti, os termos de cooperação foram para o Programa Bom Negócio Paraná no valor de R$ 179.176,00; Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude  (NEDDIJ) no montante de R$ 143 mil; Projeto Intervenção em Pontos vulneráveis do munícipio de Foz do Iguaçu: melhorando a saúde na fronteira de R$ 114.326,00; Patronato de R$ 292.480,00 e o Projeto Bom Negócio no valor de R$ 156.200,00.

Realizaram-se também parcerias para captação de recursos, por meio de emendas federais, como: equipamentos para os cursos de Engenharia, no valor de R$ 125 mi e equipamentos para a Biblioteca, no valor de mais R$ 125 mil, ambos a serem repassados pelo MEC/FNDE.

Conquistas para 2014

Conforme a diretora Renata Bezerra, em 2014 os investimentos em emendas federais na unidade serão no valor de  R$ 1.619.705,64 que possibilitarão ações como a aquisição de equipamentos para os cursos de Engenharia; aquisição de equipamentos para o Restaurante Universitário; construção de um almoxarifado; construção de uma garagem; construção de um bloco de sala de aula para a Pós Graduação; construção da Sala Multiuso para atender crianças de docentes, discentes e agentes universitários, todos por meio de Emendas Federais MEC/FNDE.

Ainda pretende-se, no próximo ano, promover a sonorização e instalação de ar condicionado no Auditório do Campus, revitalização do acervo bibliográfico e implantação do Mestrado em Saúde Coletiva.