Alunos de Pedagogia desenvolvem projetos matemáticos

Acadêmicos do terceiro ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, apresentaram em sala de aula, nesta quinta-feira (21), os diferentes tipos de projetos matemáticos criados para serem aplicadas com crianças do pré  ao quinto ano escolar.

O projeto baseia-se no livro “Educação infantil e percepção matemática” do autor Sergio Lorenzato, que propõe a utilização de materiais descartáveis, para que a criança possa fazer o uso e o manuseio da atividade matemática sem preocupação alguma e com total segurança.

O trabalho foi dividido em capítulos, um para cada grupo de acadêmicos, onde irão desenvolver e colocar em prática o que foi explicado na obra. A parte teórica do projeto é feita pelos alunos do terceiro ano, no entanto, a prática é aplicada apenas quando estes estiverem cursando o último.

As alunas Camila Molinari, Paula Basilio, Ana Paula Woiciechoski e Eloara Ubinski, do terceiro ano, por exemplo, expuseram o “Projeto Percepção Matemática” que tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico da criança. “Com a exposição, aprimoramos nosso conhecimento e ainda preparamo-nos para aplicá-lo com as crianças”, relata  Camila.

O professor da disciplina Teoria e Prática do Ensino da Educação Matemática – onde o trabalho é desenvolvido, Marco Antonio Carvalho, afirma que a utilização deste livro ajuda na criatividade dos alunos para execução dos projetos. “A minha proposta e a do autor do livro, que uso como base, são as mesmas, ou seja, que a criança desenvolva o conhecimento matemático por meio de brincadeiras”, declara.