Formação da Individualidade é discutida no HistedBr

A necessidade que tem a pedagogia histórico-crítica de trabalhar com uma teoria de formação de indivíduo, foi o tema abordado pelo professor/pós-doutor Newton Duarte durante sua palestra na tarde de hoje (25.10) durante a XI Jornada do HistedBr (História, Sociedade e Educação no Brasil), que ocorreu no Auditório Arnaldo Busatto, do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O professor Newton, explica que o tema trata-se da questão de formação do indivíduo, pois é o trabalho que os professores realizam desde a educação infantil até o ensino superior. “O fato de estarmos em contato com indivíduos o tempo todo não significa que saibamos o que é a individualidade e como ela se forma; como a educação escolar em todos os seus níveis, pode contribuir para a formação, no sentido pleno e de desenvolvimento do indivíduo”, declara.

Ele diz também que o conceito de individualidade para si e o pleno desenvolvimento, é o que procura sintetizar no seu livro que tem o mesmo título: Individualidade Para Si, lançado em 1993 e, agora, estará sendo relançado em uma edição comemorativa. “Me dediquei a um processo de reelaboração do livro, reescrevi, ampliei e reformulei passagens, para se dizer uma nova versão, dentro da perspectiva da pedagogia histórico-crítica”, destaca o autor.

Palestrante

Newton Duarte é formado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), mestre em Educação também pela Ufscar, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e têm pós-doutorado no exterior, Inglaterra e Canadá. È professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, ministra aulas para o curso de Pedagogia, Licenciaturas, Mestrado e Doutorado em Educação e o foco dos seus estudos é no campo dos Fundamentos da Educação e Fundamentos Filosóficos e Psicológicos da Educação.

HistedBr

A Jornada do HistedBr teve como temática central “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização” e finalidade de propiciar um espaço de debate, de troca de experiências e discussões acerca da Pedagogia Histórico-Crítica; de difusão de conhecimentos científicos e de reflexões acerca de experiências em torno das questões teórico-metodológicas, das políticas educacionais, do marxismo, da história e historiografia da educação, dos movimentos sociais, da formação de professores, da educação especial e das práticas de ensino.

O evento é uma realização do HistedOPr, juntamente com o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) e conta ainda com o apoio da Fundação Araucária, do Colegiado de Pedagogia, Campus Cascavel, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca),  Direção Geral do Campus de Cascavel da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel.