Encontro nacional de reitores inicia nesta quarta em Foz

Inicia nesta quarta (23) o 53º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um dos mais importantes eventos brasileiros no Ensino Superior e que deverá reunir cerca de 200 dirigentes de 40 universidades estaduais e municipais brasileiras, que compõem a Abruem, a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. A cerimônia de abertura está agendada para 20h, no hotel Iguassu Resort, em Foz.

As sete universidades estaduais do Paraná (Unicentro, UENP, UEL, UEPG, Unespar, Unioeste e UEM) participarão maciçamente, assim como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do PR (Seti/PR), a qual as universidades são vinculadas. O evento é co-promovido pela Abruem e pela Apiesp, que reúne das universidades e as faculdades estaduais (estas agrupadas recentemente, formando a Unespar). O evento tem apoio oficial da Fundação Araucária e patrocínio da Itaipu Binacional.

Além dos painéis com representantes da Abruem e de entidades convidadas (como a Capes), haverá forte presença internacional em Foz. A programação (confira a grade completa clicando em www.abruem.org.br) inclui o colóquio 'Intercâmbios Acadêmicos Internacionais', com dirigentes da Chung-Ang University (Coréia do Sul), da American Association of State Colleges and Universities (AASCU, Estados Unidos), da Embaixada da França no Brasil e da Red Zicosur Universitária (que reúne instituições da Argentina, Paraguai e Brasil).

Dirigentes italianos igualmente são esperados para os três dias do Fórum, que prossegue até sábado, 26. “A vinda de parceiros do exterior indica o quanto a Abruem e a Apiesp estão se sobressaindo em favor da internacionalização do Ensino Superior brasileiro, beneficiando professores, alunos, funcionários e as instituições como um todo”, aponta o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro e presidente da Apiesp.

Além das atividades científicas, o 53º Fórum inclui acontecimentos culturais (como a participação do Coral da Itaipu) e visitas técnicas à Usina de Itaipu, dentre outros.