Professor da Unioeste indicado ao Prêmio Orgulho Paranaense

O professor doutor Lucinar Jupir Forner Flores do curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), é um dos indicados ao Prêmio Orgulho Paranaense 2013, a ser entregue em solenidade marcada para o próximo dia 11, em Curitiba.

O professor concorre junto a outros dois finalistas na categoria Produção Científica, com o trabalho intitulado “Avaliação da Potência Aeróbica de Praticantes de Rugby em Cadeiras de Rodas através de um Teste de Quadra”. Segundo o professor Lucinar, o artigo foi produzido a partir da sua tese de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2012. Orientada pelo professor doutor José Irineu Gorla, ele contou com a colaboração dos pesquisadores Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Rafael Botelho Gouveia, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Luís Gustavo de Souza Pena e José Irineu Gorla.

Este trabalho também gerou um projeto de pesquisa individual na Unioeste e foi contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica (2012 e 2013 e 2013 e 2014).  “O projeto envolvendo pessoas com lesão medular teve como objetivo avaliar as respostas autonômicas e cardiovasculares em pessoas com lesão da medula espinhal (PLME) praticantes de Rugby em Cadeira de Rodas (RCR) em diferentes situações”, explica o professor. Já na Unioeste, o projeto vem se desenvolvendo em pessoas sem lesão medular, principalmente em atletas do futsal e ciclismo da região Oeste do Paraná.

Para Lucinar, a indicação é motivo e orgulho e satisfação por representar a dedicação do grupo e também a Unioeste junto a outras universidades estaduais do Paraná. “É uma honra, pois representa os esforços de todo um grupo de pesquisadores, estudantes, instituições, comunidade e ações para o desenvolvimento do Esporte  e do Paradesporto". O professor destaca também a contribuição para maior visualização da Unioeste junto às grandes instituições do estado do Paraná e ainda suas contribuições e parcerias junto a universidades brasileiras, como é o caso da vinculação com a Unicamp.

Prêmio

Criado em 2011, o Prêmio Orgulho Paranaense tem entre seus objetivos premiar os destaques do esporte paranaense durante o ano. Esta é a terceira edição e é organizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET).

A grande novidade para a terceira edição do Prêmio Orgulho Paranaense é a inclusão de duas novas categorias. O prêmio “Federação Esportiva”, que vai reconhecer o projeto ou ação promovida por alguma federação paranaense, e a categoria “Produção Científica”, uma sugestão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que irá premiar artigos científicos, dissertações de mestrado ou teses de doutorado.