Campus de Cascavel sedia Encontro do Pibid 2014

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Para realizar a abertura oficial das atividades deste ano, com os novos professores e alunos participantes, o Programa organizou a reunião de trabalho onde foram apresentados alguns esclarecimentos.

O evento aconteceu nesta quinta-feira (13) no auditório do Campus e reuniu todos os bolsistas coordenadores, supervisores e graduandos de iniciação à docência. O objetivo principal foi demonstrar o Programa aos bolsistas Pibid e à comunidade escolar; além de apresentar a equipe da coordenação institucional e as suas devidas funções; orientar os bolsistas sobre as atividades e suas responsabilidades; o site e ainda socializar as experiências das professoras supervisoras que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores (PDPP), em Portugal.

Segundo as cordenadoras de Gestão Institucional, Lourdes Aparecida Della Justina, Andrea Cristina Martelli e Tania Maria Rochia Schroeder, cada sub-projeto tem um cronograma específico, que envolve atividades referentes ao seu porte. Sendo assim,  “temos a finalidade de inserir o acadêmico de licenciatura na pública da educação básica”, declaram.

O Pibid é um programa da Capes/MEC, criado para incentivar a formação de docentes da Educação Básica, por meio da concessão de bolsas para: estudantes da licenciatura (bolsistas de iniciação), professores da rede pública estadual e professores da Universidade (coordenadores de área, coordenador institucional e de gestão).

Além disso, o Programa também prevê recursos para custeio dos projetos e tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas.

Sobre o Pibid

Na Unioeste este ano, stão sendo ofertados 20 cursos de licenciaturas, espalhados pelos cinco campi, que possuem subprojetos Pibid: Filosofia, Ciências Sociais e Química, no campus de Toledo; Biologia, Enfermagem, Letras/Português, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Matemática, e Pedagogia, em Cascavel; Geografia, História, Educação Física, Letras/Língua Portuguesa e Letras/Inglês no campus de Marechal; no campus de Foz do Iguaçu  Letras/Inglês, Matemática e Pedagogia, e em Francisco Beltrão são Geografia e Pedagogia.

O Programa é estruturado por subprojetos, e cada um possui um número diferenciado de bolsistas. Ao total são: 30 coordenadores de área (docentes da Unioeste), 57 professores supervisores (professores da escola básica pública) e 342 bolsistas de iniciação à docência (estudantes das licenciaturas).

Os seus objetivos principais em relação aos docentes são a incentivação e a formação do nível superior para a Educação Básica; a elevção da qualidade da formação inicial nos cursos de licenciatura; e ainda a contribuição para a articulação entre teoria e prática, na qual eleva a qualidade das atividades acadêmicas. Os professores ainda podem contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação do trabalho docente.