Alunos da Guarda Mirim recebem certificados

Na manhã desta quarta-feira (20.11) foram entregues certificados aos alunos da Guarda Mirim que participaram de cursos de treinamento básico em Informática, oferecidos pelo Colegiado de Informática do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Foram certificados 80 alunos que participaram do projeto, desenvolvido por meio de dois cursos: “Inclusão Digital de Adolescentes através de Treinamento em Software Livre", coordenado pelo professor mestre Carlos José Maria Olguín e "Noções Básicas de Informática", coordenado pelo professor mestre Oscar José Busatta.

Os cursos, ministrados pelos acadêmicos e professores da graduação de Ciência da Computação, são realizados no Laboratório de Computação Teórica do Campus e abordam dentre outras ferramentas, a editoração de textos, geração de apresentações, uso de planilhas e internet.

De acordo com o professor Carlos José Maria Olguín, o curso, além de trazer aos alunos participantes melhor capacitação para o primeiro emprego e criar uma consciência cidadã nos estudantes, contribui na formação pedagógica dos universitários, pois oferece a oportunidade da prática em sala de aula e já ofereceu indicações a mais de mil alunos.

Bom ano

“Este ano foi muito produtivo”, disse Olguín durante a solenidade de formatura, oportunidade que aproveitou para cumprimentar os alunos que concluíram o curso, desejando que continuem estudando e buscando aperfeiçoamento profissional, enquanto o professor Oscar Busatta, aconselhou os alunos a nunca desistirem de se aperfeiçoar, independente da área que irão seguir.

Na Guarda Mirim de Cascavel os alunos contam também com a assistência de psicóloga, assistente social e pedagoga. Durante a semana, as aulas são preparadas para os alunos que ainda não foram encaminhados para o mercado de trabalho e aos sábados, os cursos são específicos para os que já são menores aprendizes ou estagiários nas empresas associadas. Os cursos oferecidos no sábado são: administração, contabilidade, atendimento ao público e secretariado executivo.

A diretora, Silvana Batista, diz ser gratificante trabalhar neste cargo, “pois sabemos que o futuro de muitos jovens pode estar em nossas mãos”. A solenidade, prestigiada pelos professores, coordenadores do projeto e representantes das empresas associadas, foi realizada a partir das 10h30, nas dependências da Guarda Mirim.

Outras informações sobre os projetos de extensão podem ser encontradas em http://www.inf.unioeste.br/guardamirim.