Unioeste participa de Feira em homenagem a Mulher

No Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado neste sábado, dia 8, será realizada a “Feira de Serviços – mulheres e seus jeitos de mudar o mundo”, encontro entre instituições que desenvolvem projetos abordando as áreas de igualdade de sexos, valorização da mulher, saúde, segurança, educação e solidariedade.

A Feira, que é organizada pelo Colegiado Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), começa as 9 seguindo até às 15 horas, no Calçadão da Avenida Brasil (em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida).

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa com acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Letras e Enfermagem do Campus de Cascavel, que irão transmitir orientações sobre o câncer de boca e cuidados da saúde bucal nas crianças; dinâmicas de conscientização sobre o tabagismo, além de apresentação de peça teatral (ver matéria abaixo). Também estará presente ao evento o Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) com orientações sobre amamentação.

Os serviços serão ofertados gratuitamente e vão desde exames preventivos, orientações de saúde e jurídicas, além de cortes de cabelo, massagem, design de sobrancelha, recreação, oficinas de artesanato. Haverá ainda, a partir das 13h30, apresentações de música, teatro e dança.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45)3220.5466, 3220.5467 ou 3220.5444, no Sesi, com Thais Antunes, Thiana Costa ou Djeisom Lima.

Teatro para as mulheres

Formado por acadêmicos do Campus de Cascavel, Jonathan Chasko e Rodolfo Previato, ambos do curso de Letras, e Camila Abatti, do curso de Enfermagem, o grupo de teatro da Unioeste irá participar da “Feira de Serviços – mulheres e seus jeitos de mudar o mundo”, apresentando dois esquetes (peça de curta duração) escritos pelo poeta Marcos di Bello, que trata dos perfis de mulheres intuitivas, desejadas, invejadas e acima de tudo amadas.

Os componentes do grupo teatral se conheceram em 2012, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e dentro deste programa iniciaram as primeiras atividades. No mesmo ano, durante o 1º Seminário da Prática de Ensino, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), o grupo teve a grande oportunidade de se apresentar para a comunidade universitária e, a partir dai, passou a exibir suas peças em vários eventos promovidos na Universidade.

Foi também por meio das apresentações teatrais que eles já participaram de vários eventos nacionais, como o Encontro Nacional dos Universitários da Diversidade Sexual (ENUDS), onde os esquetes foram adaptados à temática do evento, no qual representavam um coletivo que discute essas questões dentro das universidades, além de representaram a Unioeste no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que ocorreu em Florianópilis, em 2013.