Professora da Unioeste lança livro no III Serprof

Relacionando a alfabetização e o tempo, buscando refletir a interação e a mediação para o ensino, o livro “A Alfabetização e Tempos de Alfabetizadora”, escrito pela professora doutora Flávia Anastácio de Paula, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, foi lançado na tarde desta quinta-feira (24), no III Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores (Serprof), no Centro de Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

Segundo a autora, o livro busca considerar os aspectos temporais e o percurso pessoal e profissional de cada professor e dar o devido peso ao exercício do trabalho com o locus do processo de formação da profissionalidade e da identidade profissional. “É uma necessidade nacional compreender o que os professores bem sucedidos fazem”, afirma Flávia.

“A Alfabetização e Tempos de Alfabetizadora” é fruto da pesquisa de doutorado realizada por Flávia no período de 2003 a 2008, a qual acompanhou as atividades dos últimos anos, antes da aposentadoria, de uma professora bem sucedida em sala de aula, Maria de Lourdes Prado Becker, de Foz do Iguaçu. “Esse trabalho foi muito gratificante para mim, porque começar e terminar é fácil, difícil é o percurso. Quando eu comecei, ensinando a-e-i-o-u e no final eu avancei tanto na alfabetização de meus alunos que no primeiro dia de aula eles já faziam o texto”, relembra Maria de Lourdes, formada em Pedagogia pela Unioeste, professora por quase 50 anos.

O livro é uma produção da editora Edunioeste e estará à venda pelo site da editora.

Serprof

O III Seminário de Formação Continuada de Professores e III Mostra de Experiências e Vivências Pedagógicas é um evento realizado pela Unioeste em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e as secretarias municipais de Educação de Braganey, Capitão Leônidas Marques, Guaraniaçu, Cascavel, Palotina, Vera Cruz do Oeste e Santa Tereza do Oeste.

O evento começou na manhã de hoje (24) e segue durante toda a sexta-feira (25), no Centro de Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Este é um Seminário científico, no campo educacional, que congrega pesquisadores profissionais do Ensino Superior e da Educação Básica (EB) que trabalham com questões relacionadas à temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Por meio do evento objetiva-se fortalecer a interação entre a Unioeste e as Escolas da Educação Básica, proporcionando a divulgação de pesquisas e de ações de formação continuada de professores, bem como de experiências pedagógicas produzidas e implementadas em sala de aula.

O Seminário, segundo os organizadores, congrega uma série de discussões sobre o campo educacional, trazendo para o debate temas que foram sugeridos no conjunto das atividades de formação inicial e continuada.

Programação

Na sexta-feira (25), a partir das 8h30, os professores participarão de uma palestra sobre “Avaliação e suas contradições no Ensino Fundamental”, com a professora/doutora Lízia Helena Nagel (UEM). No período da tarde, a partir das 13h45, o tema da palestra será “Letramentos nos anos iniciais”, com a professora/doutora Rosangela Hammes Rodrigues (UFSC).