Laboratório de Química Ambiental fica entre os melhores do Brasil

O Laboratório de Química Ambiental do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) novamente foi destaque no Brasil e no Paraná. O laboratório é coordenado desde o ano 2000 pelo professor Affonso Celso Gonçalves Junior e também atuam diretamente neste laboratório os técnicos Gilmar Divino Gomes e Emerson Gasparotto, além de diversos bolsistas e estagiários.

A coordenação foi informada da excelente classificação do laboratório do programa de controle de qualidade durante a participação do técnico Emerson Gasparotto na reunião realizada no último dia 18, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Recebemos a notícia que o Laboratório de Química Ambiental ficou classificado entre os 10 melhores do Brasil (Conceito A nota 95,0), dentre mais de 100 laboratórios participantes do programa, referente às análises físicas de solos (Granulometria), conquistando novamente o Selo de Qualidade para 2014, emitido pelo IAC somente aos melhores laboratórios”, conta o coordenador.

Segundo o professor Affonso, ele recebeu ainda a informação da Comissão Estadual dos Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (Cela-PR) de que o mesmo laboratório também ficou entre os melhores do estado do Paraná referente à qualidade das análises químicas de solos e, assim, obtendo novamente o “Selo de Qualidade” emitido pela Cela-PR para o ano de 2014.

Convênios

De acordo com o coordenador, no mês de março serão renovados os convênios de análises de solos (químicas e físicas) com diversas prefeituras da região Oeste do Paraná, uma vez que o Laboratório de Química Ambiental e Instrumental também presta serviço para a comunidade agropecuária em análises de solos, águas, tecido vegetal e amostras ambientais diversas.

O Laboratório também atende e auxilia diretamente diversos professores e pesquisadores da Unioeste em seus projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado realizados no Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Além disso, a equipe de pesquisa do professor Affonso tem desenvolvido inúmeros projetos de mestrado e doutorado, trabalhos de inovação tecnológica e efetivado muitas parcerias nacionais e também internacionais com universidades da Espanha e de Portugal.