Professor e equipe ganham premiação em evento científico

O professor Affonso Celso Gonçalves Junior, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, acompanhado de seus orientados de mestrado Juliana Casarin e Gustavo Coelho (professor da Universidade Federal do Paraná), ambos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste, participaram do 170 Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), realizado no período de 06 a 09 de outubro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Neste evento, foram apresentados seis trabalhos científicos na linha de ‘Sistemas de Produção Sustentáveis’, sendo que o trabalho intitulado “Cinética de remoção de cádmio de águas contaminadas utilizando a torta da semente de sucupira (Pterodon emarginatus V.) como adsorvente” de autoria de Affonso Celso Gonçalves Junior; Gustavo Ferreira Coelho; Marcio Francziskowski; Ricardo Felipe Braga de Sousa; Matheus Lang e Alisson Junior Miola foi premiado como o melhor trabalho científico da área de Química Ambiental dentre os aproximadamente 200 apresentados nesta área específica.

Segundo Affonso, no evento, foram apresentados um total de aproximadamente 900 trabalhos científicos contemplando todas as áreas. “Estes trabalhos ressaltaram a importância da utilização dos resíduos gerados pelas atividades agroindustriais visando o desenvolvimento de materiais biossorventes como alternativas sustentáveis para a remediação de recursos hídricos contaminados com metais e agrotóxicos”, enfatizou o professor.

O professor explica ainda que o trabalho premiado, bem como os demais apresentados no evento, foram realizados sob sua orientação e contou com a participação de diversos orientados (doutorado, mestrado e iniciação científica) sendo de doutorado: Herbert Nacke e Daniel Schwantes. Mestrado: Gustavo Coelho, Juliana Casarin, Leonardo Strey e Ricardo Braga; Iniciação Científica: Marcio Francziskowski, Matheus Lang, Alisson Junior Miola, André Claus, Lucas Wachholz, Evandro Lucas, Caio Domingues, Matheus Meier.

Affonso destaca também que o grande sucesso do Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA-CNPq), coordenado por ele, em diversos eventos científicos é fruto de um efetivo trabalho em equipe e que “sem isso não é possível o desenvolvimento da ciência e tecnologia de uma forma ética e eficaz”.

O Gesoma, enfatiza o professor, tem apresentado um excelente desenvolvimento científico em virtude dos projetos aprovados nos últimos anos na área de Ciências Ambientais, mais especificamente com relação aos trabalhos de remediação de águas e solos contaminados por agrotóxicos e metais utilizando materiais biossorventes alternativos e sustentáveis provenientes de atividades agroindustriais.

O tema central do 17º ENQA foi “Química Analítica e Qualidade de Vida”, o qual, segundo os organizadores do evento, discutiu as contribuições e os desafios da Química Analítica para a melhoria da qualidade de vida da população em diferentes aspectos, como meio ambiente, energia, educação, alimentos, fármacos, análises clínicas e forenses, dentre outros.