Trabalho de Nutrição é eleito melhor da área

A docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Maristela Jorge Padoin, do curso de Ciências Biológicas (CCBS) Campus de Cascavel, participou do Mega Evento Nutrição 2013, que aconteceu de 3 a 5 de outubro de 2013, no Centro de Eventos Frei Caneca em São Paulo. O congresso é considerado o maior evento da área na América Latina, compreendendo as temáticas de gastronomia, Nutrição esportiva, Nutrição clínica e Nutrição e Saúde Coletiva.

Na ocasião, a professora apresentou o trabalho intitulado “Efeito da Ingestão ad libitium (à vontade) de Chá de Erva-Mate (Ilex paraguariensis) sobre o Colesterol, Triglicerídeos e Gilicose em Ratos Wistar Machos, aos 240 dias de idade, com dieta Hiperlipídica” que foi eleito o melhor trabalho da área de Nutrição e Saúde coletiva do evento. O estudo é de autoria da professora e das acadêmicas Kathia Regina Cantelli e Jordana Leissman Fronza do CCBS.

A professora relata a importância do prêmio para a Instituição uma vez que a Unioeste ainda não possuía atuação nessa área da saúde. “Agora com a implantação do curso de Nutrição em Francisco Beltrão novas parcerias entre os campi poderão ser feitas”, declara. Ela destaca ainda o estimulo, proporcionado por essa valorização, para que os profissionais realizem mais pesquisas na área e, principalmente, que beneficiam a qualidade de vida das pessoas.

Maristela também ressalta a importância dos resultados desse trabalho, mostrando que a ingestão da erva mate, costume amplamente difundido na região sul,  pode beneficiar com ação protetora a elevação de taxas de triglicerídeos e colesterol.