Professor lança livro sobre história de Cascavel

“Terra, sangue e ambição: a gênese de Cascavel”, livro escrito por Vander Piaia, que conta a história do surgimento do município, será lançado nesta quinta-feira (3), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a presença do vice-governador do Paraná e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. A cerimônia será realizada na Reitoria da Universidade, às 17h45.

Segundo Piaia, que é graduado e professor do curso de Ciências Econômicas da Unioeste e doutor em História, a principal motivação para escrever o livro foi a pesquisa desenvolvida na tese de doutoramento, possibilitada pelo convênio institucional entre a Unioeste e a Universidade Federal Fluminense (UFF). “A pesquisa nasceu em função da precariedade, da falta de rigor científico e da objetividade dos poucos trabalhos então existentes sobre a história de Cascavel. Havia muitas lacunas e contradições na história reproduzida até hoje”, relata o autor.

A obra, revisada e publicada pela Edunioeste, Editora da Unioeste, propõe como princípio problematizar e explicar a gênese de Cascavel, com enfoque em muitos aspectos fundamentais de um passado ainda recente. O estudo volta-se para o período caracterizado pelas lutas e pela violência que marcaram as décadas de 50 e 60 do século XX no Oeste paranaense. “Apesar de ser uma cidade jovem, ou justamente por isso, a história de Cascavel nunca foi devidamente explorada. É uma história riquíssima, reveladora e, às vezes, perigosa. Ao longo do tempo poucos pesquisadores se defrontaram com a questão da violência que dominou a cidade nas suas duas primeiras décadas de emancipação”, conta.