Jornada do HistedBr discute Educação Brasileira

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está sediando até a próxima sexta-feira (25) a XI Jornada do HistedBr (História, Sociedade e Educação no Brasil) que tem como temática central “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização”.

O evento é uma realização do HistedOPr, juntamente com o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) e conta ainda com o apoio da Fundação Araucária, do Colegiado de Pedagogia, Campus Cascavel, do Ceca, Direção Geral do Campus de Cascavel da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel.

No primeiro dia do evento, quarta-feira (23), às 8h45, será realizada a cerimônia de abertura. Em seguida, às 9h30, Dermeval Saviani, abordará o tema “A Pedagogia Histórico-Crítica, as lutas de classes e a educação escolar”, na conferência de abertura. No período da tarde, a partir das 14 horas, o conferencista será o José Claudinei Lombardi com o tema “A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da história da Educação Brasileira”.

Na manhã desta quinta-feira (24), Lígia Márcia Martins, falará, às 8h30, sobre “A Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos psicológicos”. À tarde, a partir das 14 horas, o tema será “O marxismo e a pós-modernidade”, com o conferencista João Carlos da Silva. Das 16h30 às 19 horas se dá início à sessão de comunicações.

Na manhã de sexta-feira (25) será realizada a mesa redonda abordando as “Experiências e os desafios da institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica”, a qual o mediador será Marco Antonio Batista Carvalho. À tarde, a partir das 14 horas, Newton Duarte “A Pedagogia Histórico-Crítica e a Formação da Individualidade para si”. A partir das 16h30 serão realizadas as últimas sessões de comunicações.