Curso de Letras/Espanhol do Parfor realiza aula inaugural

O curso de Letras-Espanhol, ofertado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) realiza aula inaugural, a ser ministrada pela professora doutora Glória Cortés Abdalla, da Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo, com o tema: La cultura como instrumento y contenido en la enseñanza de Español como LE: una propuesta metodológica. O evento será promovido neste sábado, dia 15, com início às 9 horas, no miniauditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Haverá certificação de 3 horas para os participantes, com inscrições a serem feitas no local.

A professora Glória Abdalla possui mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente cursa doutorado na PUC-SP. É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, lecionando para a graduação e para a pós-graduação.

É, ainda, coordenadora do curso de extensão de Espanhol para a Cogeae-PUC/SP, além de professora titular da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) desde 2005, lecionando na Faculdade para o curso de Secretariado. Tradutora, já fez parte de projetos de tradução para editoras nacionais tendo livros publicados.

Ela trabalha também na produção de livros didáticos de Espanhol desde 2010, com publicações para o Sistema Mackenzie de Ensino (SME). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Espanhol, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, ensino por meio dos gêneros do discurso, ensino da cultura, pesquisa em sala de aula, prática crítico reflexiva.

O curso

O curso de Letras-Espanhol pelo Parfor foi iniciado em julho de 2013 e tem previsão de término em novembro deste ano, com aulas as sextas-feiras e aos sábados.

O Parfor é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com as secretarias de Educação dos estados e municípios e as Instituições Públicas de Educação Superior neles sediadas, tendo como finalidade ministrar cursos superiores gratuitos, presenciais e de qualidade aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996.

É um Programa Emergencial de formação de professores proposto pelo MEC em regime de colaboração com as Universidades Estaduais do Paraná, que oferece cursos de 1ª e 2ª Licenciaturas e formação pedagógica, destinados a professores da Educação Básica Pública.

Mais informações sobre o Parfor poderão ser obtidas pelo site www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor, ou com a coordenação do programa na Unioeste: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou pelo telefone: (45) 3220-3172, das 8 às 14 horas.