Central de Notícias

Unioeste está apta a revalidar diplomas de Medicina

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), renovou, no último mês, a adesão ao programa Revalida, do Ministério da Educação (MEC) direcionado à revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior.

Já em 2011, primeiro ano do Revalida, a Unioeste aderiu ao programa, por meio da portaria 1126 de 18 de maio de 2011, com validade de dois anos. Foram 31 instituições no País, sendo somente duas no Paraná, a Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFPR) e a Unioeste. Na última portaria, 43 de 27 de setembro de 2013, que renovou a adesão ao programa, foram 36 instituições, sendo três do Paraná, a Unioeste, UFPR e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A revalidação de diplomas estabelece um processo apoiado em um instrumento unificado de avaliação e um exame para revalidação dos diplomas estrangeiros compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas médicos expedidos por universidades brasileiras.

O Revalida é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conta com a colaboração da subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos. As universidades públicas participam da elaboração da metodologia de avaliação, da supervisão e do acompanhamento da aplicação. O exame será aplicado pelo Inep, em colaboração com a subcomissão de revalidação de diplomas médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores e da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes).

A partir da publicação da portaria, será divulgado pelo Inep (http://portal.inep.gov.br/) o edital com o cronograma e os prazos para adesão das instituições e inscrição dos candidatos. As universidades públicas interessadas em aderir ao exame firmarão termo de adesão com o Ministério da Educação. Pode se inscrever o candidato que tenha diploma expedido no exterior, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão correspondente do país onde se formou.

O exame é feito em duas etapas. A primeira será uma avaliação escrita, composta por prova objetiva, com questões de múltipla escolha e discursivas, a segunda é prática, com avaliação de habilidades clínicas. O exame será orientado pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras. Na matriz foram definidos os conteúdos e as competências e habilidades das cinco grandes áreas de exercício profissional: Cirurgia; Medicina de Família e Comunidade (MFC); Pediatria; Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica. Além disso, estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.