Comissão discute Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); a Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (Adfvfbe) e a Associação de Proteção a Autistas de Francisco Beltrão (Ama-FB) reuniram-se, como comissão provisória, no último dia 16 de outubro, para iniciar as discussões a fim de levar para a sociedade civil organizada, ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência, a proposta de constituir, em Francisco Beltrão, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Segundo a supervisora do PEE/local, Lana Mara Gomes, neste primeiro momento as instituições se reuniram para fazer a leitura das diretrizes para a criação de conselhos estaduais e municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de acordo com Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). “O objetivo foi de estabelecer parâmetros para desenvolver e sistematizar os trabalhos do órgão colegiado deliberativo com os representantes das entidades que desenvolvem ações ligadas às pessoas com deficiência das esferas civil e governamental de Francisco Beltrão”, comentou.

Para Felix Padilha da Adfvfb, a constituição do conselho trará para Francisco Beltrão a efetiva representatividade da pessoa com deficiência e se fará ouvir as vozes das instituições voltadas para este fim.

Juliane Gorete Zanco Castanha, presidente da Ama-FB, relata ainda que “a criação de um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Francisco Beltrão, terá uma importância significativa para as várias entidades participantes. As pessoas que sofrem com deficiências, passam por várias barreiras, tanto sociais como físicas e esses recursos que já existem, mas que não chegam até nossa região, poderá ser destinado para facilitar a transpor essas barreiras”.