Central de Notícias

Voluntários levam diversão aos internados na Ala Pediátrica

Para proporcionar momentos de diversão e alegria às crianças internadas na Ala Pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) é que a Equipe de Recreação e do Alojamento Conjunto da Ala Pediátrica, juntamente com o Setor de Psicologia do Huop, promovem diversas atividades especiais da Semana da Criança.

Contação de histórias, teatro de fantoches, músicas e cantos são algumas, das diversas atividades preparadas por voluntários para levar aos pequenos alegria e descontração. Hoje, em torno de 25 crianças estão internadas na Ala Pediátrica na faixa etária que vai de recém- nascidos até 13 anos.

Segundo a psicóloga do Huop, Jaquilene Barreto da Costa, as atividades feitas com as crianças internadas refletem no tratamento delas. “Com essas atividades lúdicas, as crianças se distraem e esquecem o sofrimento causado pela doença. Isso reflete em resposta positiva ao tratamento aplicado e também melhora o estado emocional delas”, afirma.

Os familiares das crianças que permanecem na Ala, grande parte do dia, também entram na brincadeira. Em poucos minutos, as crianças ficam contagiadas e o sorriso no rosto volta a aparecer.  “Meu filho está melhor agora com todas essas brincadeiras que tem aqui na Ala Pediátrica. Já notei que está mais recuperado, se distrai e esquece um pouco do sofrimento que tem passado”, conta a mãe do João Vitor de 6 anos,  Daiane Dalpian.

A voluntária do Grupo Capelania Hospitalar, Valkíria Curti, comenta que as crianças os recebem com sorrisos e sempre ficam ansiosas com a visita. “Viemos toda semana aqui no hospital, pregar o evangelho aos pequenos, independente da religião, o que pode contribuir na recuperação das crianças e amenizar o sofrimento delas”. Ela complementa dizendo que as mães das crianças sentem-se fortalecidas com as atividades religiosas e consequentemente, possuem mais forças para ajudar os filhos e os outros pacientes.

Todas as semanas, a equipe de recreação desenvolve atividades de pintura, música, canto entre outras, com todas as crianças internadas na Ala Pediátrica. “Quando as crianças não estão fazendo pintura, desenho ou outras atividades, elas tem acesso a jogos no computador ou mesmo fazer outras tarefas livremente”, reforça a psicóloga.

No encerramento da Semana da Criança que ocorrerá amanhã (11.10) as crianças internadas receberão lembranças e algumas guloseimas, se houver liberação da equipe médica, já que estão em fase de tratamento hospital.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.