Campus de Cascavel sedia Encontro do Pibid-Unioeste

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará no próximo dia 26, pela primeira vez, o Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-Unioeste) que reunirá bolsistas dos cinco Campi da Instituição.

O Encontro reunirá cerca de 250 pessoas, entre bolsistas e público em geral, além de palestrantes que são pesquisadores renomados nacional e internacionalmente nas suas áreas de atuação. A importância advém, segundo a professora Dulcyene Maria Ribeiro, do objetivo de relatar e refletir acerca dos avanços e desafios do Pibid na Unioeste. “Este é um evento programado para eles. Os temas das palestras foram escolhidos por indicação dos bolsistas em encontros menores. Na parte da tarde haverá momentos em que todos poderão discutir sobre o Programa”, ressalta a professora.

O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, cuja finalidade é apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas.

Na Unioeste, atualmente são 15 os cursos de licenciaturas, nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, que possuem subprojetos Pibid. O Pibid é estruturado por subprojetos e cada um possui um número diferenciado de bolsistas. Em números gerais são 15 coordenadores de área (docentes da Unioeste), 31 professores supervisores (professores da escola básica pública) e 206 bolsistas de iniciação à docência (estudantes das licenciaturas).

Mais informações sobre o evento e a forma de inscrição podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Programação

Com a palestra O Pibid na formação inicial de Professores, Eduardo Terrazzan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), inicia o encontro às 8h30 do dia 26. Às 10h20, Rúbia Barcelos Amaral, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aborda Tecnologia na Educação. No período da tarde, a partir das 13h30, bolsistas de iniciação à docência, professores supervisores e coordenadores de área discutirão sobre os Avanços e Desafios no Contexto do Pibid-Unioeste.