Mostra de Fotos no Campus de Francisco Beltrão

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, realiza até a próxima sexta-feira (04/10) mostra de fotos e reportagens, do processo educacional dos surdos nas instituições de ensino, com início no século XVIII até a época atual.

Segundo a supervisora do PEE local, Lana Mara Gomes, esta atividade faz parte da comemoração do Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, data de extrema relevância para a comunidade acadêmica, pois possibilitou informações referentes aos movimentos sociais surdos ocorridos no Brasil. “As reivindicações pleiteadas há longo tempo por esta minoria linguística que utiliza para se comunicar uma língua na modalidade gestual-visual, estão sendo sistematizadas nos últimos anos”, comenta salientando que alguns exemplos são: o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais  (Libras), como meio de comunicação e expressão dos surdos; a inclusão da disciplina de LIibras nos cursos de formação de professores; a regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete da Libras; o curso Letras/Libras licenciatura e bacharelado entre outras conquistas.

A acadêmica surda do segundo ano de Pedagogia matutino da Unioeste, Indianara Azeredo da Silva, relata que “é muito importante divulgar a história dos surdos para que a sociedade comece a aceitar e conviver com estes. O aceite se inicia dentro da família, perpassa pela escola e se efetiva na sociedade. Fatores que contribuem muito com isto são as participações cada vez mais frequentes dos ouvintes nos cursos de Libras oferecidos gratuitamente no Campus e futuramente com a implantação do curso Letras/Libras no Campus de Cascavel”.