Feira de Cursos e Profissões recebe mais de mil alunos

No último dia 20 aconteceu a V Feira de Cursos e Profissões no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A iniciativa teve início em 2009, por meio da professora Eliane Nascimento Pereira, e hoje, está sob a coordenação do professor José Ricardo Souza.

A Feira de Profissões consiste em apresentar para toda a comunidade externa, e principalmente aos alunos do ensino médio, os 13 cursos de graduação ofertados no Campus de Foz do Iguaçu, sendo eles: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Hotelaria, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, Pedagogia e Turismo.

O evento contou com a participação de docentes, agentes universitários e principalmente acadêmicos dos cursos de graduação que fizeram apresentações e demonstrações de como é a vida acadêmica dentro da Instituição, o mercado de trabalho, as possibilidades de atuação, carreira profissional e eventuais questionamentos feitos pelos visitantes.

Na oportunidade também foi desenvolvido um trabalho para apresentação das formas de ingresso na Universidade. Por serem as vagas distribuídas em 50% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 50% pelo processo Vestibular 2014, neste ano, muitos candidatos estavam com dúvidas sobre as mudanças feitas no vestibular. “Agentes universitários do Campus de Foz estiveram presentes durante todo o evento para esclarecer as dúvidas dos visitantes, bem como, apresentar um histórico da Unioeste”, explicou a coordenação.

O coordenador salientou ainda que com apoio financeiro da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Itaipu Binacional e Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) foi possível o transporte de alunos da rede pública de ensino da cidade. “Todos os anos são ofertados ônibus gratuitos para buscar estudantes dos terceiros anos do ensino médio das escolas estaduais de Foz do Iguaçu, e assim proporcionar mais condições de ingresso na Universidade e de escolha do curso de Graduação”, comentaram os organizadores.

O evento contou com a visita de mais de 15 escolas das cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha e São Miguel do Iguaçu, sendo que passaram pela Feira de Cursos e Profissões da Unioeste mais de mil visitantes, número superior às expectativas dos organizadores. “É mais um indício de que o evento se fortaleceu desde a sua primeira edição e conta cada vez mais com a participação da comunidade acadêmica e externa”, concluiu a coordenação.