Huop passará por reestruturação ainda neste ano

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) é considerado Hospital Universitário há oito anos, depois que recebeu a certificação dos ministérios da Educação e Saúde. Isso se deu por o Huop abrigar atividades curriculares de estágios para no mínimo um curso de Medicina e outros da área de saúde.

Os acadêmicos de cinco cursos da área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia, têm a oportunidade de realizar estágios durante toda a graduação e também após ela, dentro do hospital. Para isso, conta com quatro programas de Residência Médica e cinco de Residência Multiprofissional.

“O ensino de qualidade dado pelos docentes, proporciona aos alunos que passam pelo hospital, uma formação profissional de excelência. Isso automaticamente reflete no bom atendimento a população, principalmente das regiões Oeste e Sudoeste, a chamada macrorregião, que conta apenas com o atendimento do Huop, único público das regiões e de referência em diversas áreas como ortopedia, cirurgias, obstetrícia, entre outros. São mais de dois milhões de habitantes que dependem do atendimento, daí a importância social que ele possui”, fala o diretor geral do Hospital, Allan Cezar Faria Araujo.

Em razão da demanda no atendimento que o Huop realiza, a estrutura física existente está sendo repensada. O hospital passará por modificações que iniciam ainda neste ano, como a construção da Ala de Queimados com a ampliação do Ambulatório, em que juntos somam um investimento de R$ 6 milhões. No próximo ano, o Pronto Socorro passará por adequação e iniciará a construção do Prédio Administrativo, o que liberará espaço físico para melhor atender a área de ensino do Huop. Em dois anos, os investimentos para o hospital chegarão a R$ 40 milhões sendo R$ 15 milhões oriundos do governo federal.

“O primeiro passo para a melhora na saúde da população é investir em estrutura de qualidade. Para isso quatro pontos são fundamentais e interdependentes na saúde pública, que são: estrutura, materiais, recursos humanos e custeios. Além disso, dar melhores condições de trabalho aos servidores e de ensino aos estudantes”, informa Allan.