Campus de Beltrão promove Semana de Pedagogia

O Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promove no próxima semana, a 17ª Semana de Pedagogia. O evento, que ocorre em conjunto com o Centro de Ciências Humanas, do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação, será realizado do dia 8 a 11 de outubro, com o tema “Desigualdade e Diversidade na Educação”.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Yolanda Zancanella, o principal objetivo do evento é refletir sobre os distintos estereótipos e discriminações produzidas nas práticas das desigualdades sociais e na educação e também na falta de reconhecimento das diferentes identidades nas diversidades silenciadas no currículo escolar.

“Problematizar e repensar práticas que sejam inclusivas, de valorização, tratamento e reconhecimento das diferentes etnias, gêneros, gerações e portadores de necessidade especial é o que busca esta semana pedagógica”, explica ela. O evento destina-se a professores e alunos do curso de Pedagogia, do Mestrado em Educação, alunos do curso de formação de docentes, Professores da Educação Básica (PDE) e demais interessados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3520.4822 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Programação

O evento inicia às 19 horas, com o credenciamento no anfiteatro da Unioeste. Uma apresentação cultural marca a abertura do evento seguido da conferência “Freire e Vigotski: Diversidade na Organização de Processos Pedagógicos”, com a professora doutora Solange Maria Alves, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Chapecó.

Na quarta-feira (09.10), pela manhã, a professora doutora Mareli Eliane Graupe, da Universidade do Planalto Catarinense, irá conduzir a mesa redonda com a temática “Diversidade na Prática Pedagógica e no Processo de Aprendizagem”, e o professor da Rede Estadual de Ensino, José Carlos Correa dos Santos com a temática “Diversidade na Educação”.

Durante a manhã também irá ocorrer exposição das Atividades Práticas como Componente Curricular (APCCs) e materiais didáticos, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia.

Na parte da noite haverá os seguintes minicursos: “Cultura Indígena e Educação no Contexto Atual”, com Florêncio Rekayg Fernandes; “Curso de Oratória”, com professor Genésio Pinheiro; “Unidade Estatal Frente às Diversas Formas de Violência”, com Sergio Kupkowski; e “Oficina de Teatro e Mímica”, com Emilson Stephanini. Os minicursos irão ocorrer nas salas de aula do curso de Pedagogia.

No dia 10 também irão ocorrer minicursos, pela parte da manhã: “Shantala”, com Marcia Torrin; “Conto de Fadas”, com Rosana Vaghetti Luchese; “Proposta de Trabalhos para Alunos com Alta Habilidade”; com Fernanda Celestino dos Santos Espanhol; e “Ensino de Libras para Criança”, com Lana Mara Gomes, Indianara Azeredo e Jean Fontes. Depois, haverá confraternização com todos os acadêmicos no anfiteatro.

Na parte da tarde, os minicursos continuam nas salas de aula: “Como Trabalhar com Pessoas com Deficiência Intelectual na Fase Adulta”, com Roseli Tonello; “Dobradura com Círculos – Fábula da Galinha Ruiva”, com Vanessa Ubinckis; e “Pintura Facial”, com Maria da Graça Damaschin. Durante a noite haverá apresentações de trabalhos e exposições dos APCCs e materiais didáticos.

No último dia do evento, durante a manhã, haverá ainda apresentações de trabalhos, seguida por confraternização entre os acadêmicos, a partir das 11h30. O evento conta com apoio da Fundação Araucária, Caixa Econômica e Governo Federal.