Mestrado em Engenharia Agrícola promove palestra

O Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza palestra pública, nesta quarta-feira, dia 25, com início às 17 horas, no auditório do Pgeagri.

Resultado de pesquisas desenvolvidas pelo Programa, a palestra terá como tema “Qualidade fisiológica de sementes de Brachiaria spp sob condições de temperatura e embalagens no armazenamento”, a ser proferida por Michelle Tonini, formada em Engenharia Agrícola pela Unioeste em 2011. Em 2012 ingressou no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, na área de concentração de Sistemas Agroindustriais, orientada pela professora doutora Lúcia Helena Pereira Nóbrega.

Na palestra será relatado estudo sobre as sementes do gênero Brachiaria spp., consideradas importantes para o setor econômico no Brasil, visto à larga escala de utilização dessas forrageiras, principalmente na base de alimentação do rebanho bovino.

Nos últimos anos o setor tem crescido significativamente, comandando o maior mercado interno e externo. Para manutenção de vigor e germinação das mesmas, é necessária uma logística que envolve desde o processo de produção até o armazenamento, onde qualquer falha em um dos itens compromete a qualidade fisiológica. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a influência de fatores externos como temperatura e embalagem causam em sementes de Brachiaria spp.

Para isto, as sementes foram armazenadas em três tipos de embalagens, ráfia, plástico e papel, acondicionadas em dois ambientes, o primeiro simulando condições climáticas da região e o segundo em câmara refrigerada, num delineamento de parcelas subdivididas (Split plot), em blocos, utilizando o teste Skott-Knott à nível de 5% de significância para análise dos resultados.

Visando a maior durabilidade possível de armazenamento sem perder o índice germinativo, pode-se constatar até o momento que houve redução dos atributos de qualidade inicial das sementes em ambiente refrigerado, independente do tipo de embalagem escolhido.

As inscrições para os interessados em participar da palestra podem ser feitas no seguinte endereço: http://projetos.unioeste.br/pos/index.php?option=com_content&task=view&id=729&Itemid=145. As vagas são limitadas e a prioridade é definida por ordem das inscrições. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3250 com os professores Divair ou Silvia.