Campus de Foz divulga cursos em Feira

O Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu, na última sexta-feira (20.09) a visita de alunos dos terceiros anos de Ensino Médio de colégios particulares e públicos na 5º Feira de Cursos e Profissões.

Cerca de 300 alunos de Foz do Iguaçu e Região visitaram os cursos da Unioeste apresentados na Feira. Segundo os organizadores cada colegiado elaborou uma estratégia que melhor representasse o objetivo do curso e o perfil esperado do profissional formado na área. “O objetivo da Feira é aguçar no público alvo o interesse em ingressar futuramente como aluno da Universidade, aumentar a concorrência dos cursos ofertados pelo Campus e divulgar a Universidade para que a comunidade a reconheça como tal”, observam os organizadores.

Hotelaria

Entre os cursos do Campus de Foz do Iguaçu apresentados na feira está o curso de Hotelaria. De acordo com a coordenadora, professora Rosislene de Fátima Fontana e a vice-coordenadora, professora Lavínia Martins, o curso de Hotelaria da Unioeste visa formar gestores para Hotelaria, sendo que o formado (bacharel em Hotelaria), pode atuar nos mais diferentes meios de hospedagem inseridos no contexto regional e nacional, destacando-se ainda o contexto internacional para a economia global, as oportunidades de gestão e a preservação do meio ambiente.

As professoras explicam que do ponto de vista da empresa, o curso de Bacharelado em Hotelaria é de grande valia, uma vez que o aluno tem preparo mais amplo para a gestão, pois os conteúdos são mais abrangentes, a formação humanística mais sólida e as questões administrativas abordadas são de grande amplitude.

O curso de Hotelaria forma gestores que irão trabalhar em restaurantes, hospedagem de modo geral, casas noturnas, empresas de eventos, hospitais, navios, aviões, trens, bares e similares. “Também tem empresas que não tem relação especifica com a hotelaria, mas que promovem feiras e contratam profissionais dessa área para trabalhar na recepção e divulgar eventos. Isso abrange ainda mais a área de trabalho do gestor em hotelaria porque ele pode trabalhar em qualquer empresa que promova esse tipo de evento”, declara Rosislene.

Dentro da Hotelaria os profissionais podem atuar como técnico de reservas, gerente de alimento e bebidas, gerente de bar, maitre, governanta/o, gerente de manutenção, técnico de eventos, técnico de segurança, técnico de manutenção, chefe de marketing, lazer e recreação. Para atuar nessas áreas, Rosislene salienta que os alunos devem ir além do curso. “É muito importante que os interessados em exercer essas atividades busquem qualificação maior”, relata.

A professora destaca a importância da Feira de Cursos e Profissões para a divulgação do curso, tendo em vista que a falta de interesse pelo curso é causada justamente pelo pouco conhecimento que a população tem sobre ele.