Hospital Universitário organiza Semana da Ética

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) promove entre os dias 26 e 27 deste mês, a 1ª Semana da Ética Interpessoal no Huop (Seihu) a ser realizada no auditório do Centro de Imagens, com abertura oficial prevista para as 14h30.

O evento visa fomentar encontros de capacitação contínua para produção de um saber ético, a fim de humanizar as interrelações multiprofissionais e construir um ambiente saudável que reflita na qualidade do serviço prestado ao paciente.

Na ocasião será feito o lançamento da Cartilha de Ética e Relações Interpessoais em Ambiente Multiprofissional para os agentes universitários que atuam no hospital, bem como, para novos profissionais que venham a integrar o quadro de servidores.

Segundo a coordenadora do evento, Maria Isabel Cardoso, a ideia em organizar a atividade, surgiu durante os trabalhos do Projeto de Desenvolvimento do Agente (PDA) da Instituição. “É extremamente importante resgatarmos os princípios éticos e valores das pessoas, que ao longo do tempo parece que vão se perdendo. Assim, vamos apresentar diversas palestras aos profissionais do Huop e também da comunidade externa, para refletir melhor sobre a ética interpessoal”, explica.

Programação

A abertura do evento e o lançamento da Cartilha de Ética do Huop ocorrerão às 14h30. Na sequência haverá a palestra “O dilema ético e a moral na profissão da enfermagem”, ministrado pelo enfermeiro Sérgio Arruda Dias. Após isso, a professora mestre Rosiane Moreira da Silva Swiderski ministra a palestra “Ética e Comunicação nas relações interpessoais e multiprofissionais”. Para finalizar o primeiro dia de evento haverá apresentações culturais para os presentes.

Na sexta-feira, dia 27, outras duas palestras serão apresentadas ao público. A primeira tratará da “Ética, Bioética, Humanização e Relacionamento”, com o palestrante professor doutor Sebastião Caldeira. Em seguida será ministrada pelo psicólogo Romulo Ribeiro Brito, a palestra “Autoconhecimento e Ética nas relações interpessoais”. Em seguida haverá novas apresentações culturais.

O encerramento às 17h30 está a cargo da coordenadora do evento, Maria Isabel e dos demais colaboradores do PDA. Aos participantes será fornecido certificado.