Histórias em dialeto é tema de próxima Chiacchierata

Na próxima terça-feira, dia 24, italianos, descendentes e apreciadores da cultura italiana que têm conhecimento mínimo da língua, estão sendo convidados à participar da terceira edição da Chiacchierata Italiana, que tem como tema “Storie in dialeto” (Histórias em dialeto).

O encontro, promovido pelo Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) e pelo curso de Letras do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), será realizado no miniauditório 2 do Campus cascavelense, das 19h30 as 20h30, e contará com a participação de Aldina Arconti e Dilma Riquetti, senhoras italianas que irão falar sobre a origem de suas famílias e o hábito de falar o dialeto estimulado por seus avós.

A organizadora do evento, professora Rosemary Irene Castaneda Zanette, relata que o encontro visa integrar a Universidade e a comunidade, além de estimular a valorização da cultura italiana. “Queremos fazer o saber da língua se expandir, principalmente para fora da sala de aula, mostrar que o italiano está em outros lugares e aproveitar os conhecimentos das famílias que preservam o dialeto”, declara.

Último Encontro

No último encontro realizado, no início do mês, o tema abordado foi “Un assaggio della cucina italiana” (Uma degustação da cozinha italiana), e teve a participação como convidados o cozinheiro italiano, Angelo Pisaniello, de Firenze na Toscana e a professora Jane Mary Turcatel Alves.

Além de trocarem experiências e relatos sobre a culinária italiana o “bate-papo” em italiano proporcionou aos participantes a oportunidade de tirarem dúvidas sobre como preparar alguns pratos. O encontro foi descontraído e animado, bem ao estilo italiano, “com muita conversa e comida também”, já que os participantes puderam provar dois pratos genuinamente italianos, o Tiramisu e a Bruschetta.

Rosemary destaca que o público externo a Universidade tem participado com frequência da Chiacchierata, uma vez que a maioria dos cascavelenses é descendente de italianos e se identifica e preserva a cultura da terra de seus antepassados.