Curso de Agronomia é reconhecido por Arcu-Sul

O curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, foi reconhecido pelo Sistema de Acreditação de Cursos de Graduação para o Reconhecimento Regional da Qualidade Acadêmica dos Respectivos Diplomas no Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), por meio de portaria do Ministério da Educação.

O Arcu-Sul foi desenvolvido para testificar a melhoria permanente da formação das pessoas, com padrões de qualidade requeridos para a promoção do desenvolvimento econômico, social, politico e cultural de nossos povos.

A acreditação no Sistema Arcu-Sul é promovida pelos países do Mercosul e estados associados como critério comum para facilitar o reconhecimento mútuo de títulos ou diplomas de graduação para os exercícios profissional em convênios, tratados ou acordos bilaterais, multilaterais, regionais ou sub-regionais.

Segundo Marta Lucia Alves Assenza, diretora de Assuntos Acadêmicos da Unioeste, a acreditação no Sistema Arcu-sul dos cursos da Unioeste, que se inicia com o curso de Agronomia, confere à Universidade o reconhecimento da qualidade dos cursos de graduação e representam um avanço no processo de integração regional e no âmbito do Mercosul. “Todo o processo de avaliação realizado nos cursos que passam pelos procedimentos desse sistema desde a candidatura até a visita dos avaliadores, proporcionam para além do reconhecimento, uma reflexão para auto avaliação do curso e da Universidade”, revela.

Marta esclarece que o reconhecimento concedido ao curso não confere o direito ao exercício da profissão nos demais países, mas será levado em consideração como critério comum para articular com programas regionais de cooperação, como vínculo, estímulo, subsídio e modalidade, entre outros. “Esperamos que esse reconhecimento proporcione a validação de títulos e diplomas de graduação para o exercício da profissão dos nossos egressos, além de promover a articulação de programas que beneficiem a educação superior”, declara.

Foram avaliados os cursos de Agronomia, Engenharia e Medicina, da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. No total, 62 cursos, receberam acreditação. No entanto, na Unioeste apenas dois cursos foram cadastrados para avaliação sendo Agronomia e Enfermagem.

A diretora conta ainda que o curso de Enfermagem do Campus de Cascavel ainda está em avaliação. “O curso já recebeu a visita dos avaliadores e aguarda a finalização do processo”.