Abertas as pré-inscrições ao Parfor

A coordenação local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) informa que seguem abertas até 13 de janeiro de 2014, as pré-inscrições ao programa. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferece 355 vagas para 2014, com aulas presenciais, destinadas a professores efetivos e temporários em exercício na rede pública estadual e municipal.

O Parfor, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com as Universidades Públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação, objetiva garantir que os professores efetivos e temporários em exercício na rede pública estadual e municipal, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício na sala de aula.

O coordenador local, professor João Carlos da Silva, explica que o programa tem como metas formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial e prepará-lo para o efetivo exercício da docência.

O curso de Pedagogia 1ª Licenciatura, com duração de quatro anos e carga horária mínima de 2,8 mil horas, dentre as quais 400 horas destinadas ao estágio supervisionado, é voltado para professores (da educação básica pública) que ainda não têm licenciatura.

Os cursos de 2ª Licenciatura, com duração variável de dois e dois anos e meio e carga horária entre 800 e 1,4 mil horas, são dirigidos aos professores com pelo menos três anos de exercício e que atuem em área distinta da sua formação inicial.

Já os cursos de Formação Pedagógica, com duração de um ano e carga horária mínima de 540 horas, são destinados a professores com Bacharelado, inclusive em cursos técnicos, que necessitam da formação pedagógica complementar.

Para concorrer às vagas ofertadas, o professor deve: realizar seu cadastro na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Os interessados devem fazer a pré-inscrição pela Plataforma Freire, que segue o cronograma definido pela Capes:

Período de pré-inscrição na Plataforma Freire

05/11/2013 a 13/01/2014

Período de validação das pré-inscrições dos professores pelas secretarias de educação estaduais e municipais

14/01/2013 a 28/02/2014

Disponibilização da relação validada para as Instituições de Ensino Superior (IES)

06/03/2014

Período de seleção dos pré-inscritos pelas IES

07/03/2014 a 17/04/2014

Período de matrícula e registro, pelas IES, dos matriculados na Plataforma Freire

22/04/2014 a 22/05/2014

Implantação dos instrumentos para repasses de recursos para as IES

23/05/2014 a 30/06/2014

Previsão de início das aulas

07/2014

O diploma será emitido pela Unioeste. Mais informações sobre o Parfor estão disponíveis no site da Capes: www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor, ou com a coordenação local do programa pelo telefone: (45)3220-3172, das 13h30 às 17 horas ou via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Cursos oferecidos pela Unioeste

Campus Cascavel

Pedagogia 1ª Licenciatura

Segunda a sexta-feira - noturno