Professora participa de Simpósio Internacional

Pensar em mudanças para paradigma do uso problemático de drogas continua sendo um grande desafio para os profissionais da área. Com o objetivo de discutir e introduzir novas abordagens de tratamento para dependentes químicos o Governo Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu entre os dias 9 e 11 deste mês, o Simpósio Internacional sobre Drogas: Da Coerção à Coesão, realizado em Brasília.

Na ocasião a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi representada pela professora/doutora, Terezinha Alves Dias, coordenadora do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR) da Universidade e Senad, de Cascavel.

O Simpósio teve por objetivo expor as experiências de diversos países no enfrentamento ao uso de drogas, proporcionando a troca de conhecimento, a análise e discussão da atenção e das políticas sobre o tema.

Segundo a professora estiveram presentes no Simpósio representantes dos serviços de atenção e de políticas públicas  de países como Holanda, Reino Unido, Portugal Uruguai e Argentina que expuseram suas experiências. Teresinha destaca que, para ela, um dos temas mais importantes foi à relação da mídia com o tema das drogas abordado em mesa redonda.

CRR

O CRR da Unioeste tem por objetivo ofertar cursos de capacitação aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral a saúde e de assistência social, tendo como tema central “O Enfrentamento ao crack e outras drogas”, bem como qualificar profissionais que atuam diretamente e indiretamente no enfrentamento do problema.

Por meio destas capacitações o CRR visa ainda formar multiplicadores dos cursos oferecidos, fomentar pesquisas sobre a dependência de crack e outras drogas, além de novas formas de tratamento.

Conforme Teresinha, o CRR iniciou o terceiro curso de atualização desse ano, no último dia 13. Outro curso que está sendo ofertado pelo CRR, pela segunda vez, aborda o tema “Intervenção breve e aconselhamento motivacional aos usuários de drogas”. O primeiro, conclui com 47 profissionais que atuam em serviços dos municípios das quatro regionais de Saúde do Oeste do Paraná sendo elas em: Francisco Beltrão, Foz Iguaçu, Toledo e Cascavel. As aulas estão sendo realizadas no Campus de Cascavel.