Acadêmicos produzem Biocombustível na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) disponibiliza um Laboratório de Biocombustível para os alunos da graduação em Engenharia Agrícola e pós-graduação em Energia da Agricultura, que está localizado no campus de Cascavel.

O laboratório funciona com a ajuda da Receita Federal, pois os grãos de soja utilizados para fazer o uso durante as aulas são apreendidos pela polícia e encaminhados para a Universidade, a fim do uso acadêmico.

O processo feito no laboratório é realizado por meio da queima dos grãos, assim ele transforma-se em farinha ou óleo. A farinha, que é rica em nutrientes, é distribuída para criadores de bovinos da região, para após um período de tempo recolher este material em forma de leite ou carne para a Universidade. Para transformar o óleo que é extraído da semente, em biocombustível é necessário retirar a glicerina, esta é feita por meio de um processo químico chamado transesterificação.

O trabalho feito pelos acadêmicos está sendo utilizado na piscina térmica da faculdade, onde são realizadas aulas do curso de Fisioterapia. Além de fazer a queima para que o motor mantenha calor da água, o biocombustível pode substituir o diesel e ser utilizado em automóveis.

O professor Reginaldo Fereira Santos, é o responsável pelo laboratório, e diz que todos os processos finais realizados no laboratório são uteis para a comunidade, pois é ecologicamente correto. Ainda acrescenta que a sociedade em geral pode participar da criação do biocombustível, doando qualquer quantia de óleo de cozinha para a Instituição.

Para o próximo ano as aulas e experiências devem continuar, e “esperamos que cada vez mais a sociedade nos ajude também”, finaliza o professor.