Começa hoje primeiro dia do EPEA

Começa hoje à noite (01.10) o 14º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e o 1º Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica (Cirpea), sediados pelo Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste). O evento, organizado pela Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA-PR), se encerra na próxima sexta-feira.

O EPEA tem como público alvo: educadores e estudantes de todos os níveis de ensino, técnicos de organizações não governamentais, de órgãos públicos e do setor privado, lideranças comunitárias, além da comunidade em geral interessada em refletir e dialogar sobre os rumos e perspectivas para a melhoria das inter-relações entre os seres humanos e o ambiente.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora/doutora Irene Carniatto, o objetivo do EPEA é congregar os educadores ambientais do Paraná e de outras regiões do País, viabilizando espaço de diálogo de saberes, troca de experiências e vivenciais teóricos metodológicos em Educação Ambiental e suas interfaces com as políticas públicas, “O intuito é facilitar a divulgação das ações e atividades desenvolvidas em Educação Ambiental no Paraná, contribuir para o enfrentamento dos problemas socioambientais locais e regionais, buscando assim, alternativas de soluções de forma criativa, crítica e participativa” declara.

Irene também afirma que o evento visa dar continuidade e articulação estadual da área de Educação Ambiental e fortalecer a rede de pesquisadores do Paraná, tendo como base o conceito de território das bacias hidrográficas, que também podem ser paralelamente definidas com os territórios de atuação das IES do Paraná, principalmente as Universidades Estaduais. A professora conta que, nesse contexto, uma parceira foi iniciada com a Universidade de Évora em Portugal, e no Encontro pretende-se dar visibilidade e divulgar a Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica.

Programação

Neste primeiro dia, as atividades serão iniciadas às 15 horas com o credenciamento dos participantes que será realizado até às 19 horas, no hall do Anfiteatro da Unioeste onde também serão realizadas apresentações de dança. A abertura oficial do evento está prevista para as 19h30. Já às 20 horas, se inicia a mesa de diálogos sobre “Sustenta habilidades – Por uma Educação Ambiental no Presente” ministrada pela doutora em Antropologia, Rachel Trajber. Rachel se tornou doutora na Purdue University em Indiana nos Estados Unidos. O tema também será apresentado pela mestre, Patrícia Garcia Carvalho, da Uniamérica em Foz do Iguaçu. O debate será moderado pela professora/doutora Liliam Faria Ponto Borges, Pró-reitora de Graduação da Unioeste.

No segundo dia de evento, às 8h30, no anfiteatro da Unioeste, será realizado o Lançamento de Programa – Expedição São Francisco, feita na Itaipu em Foz do Iguaçu. Em seguida, o tema “Educação Ambiental e a Gestão de Recursos Hídricos” será apresentado pelo diretor de Coordenação do MA da Itaipu, Quirino Quesler, que também irá relatar suas experiências. A professora Rosani Borba também fará relato de sua experiência do Coletivo Educador de Foz do Iguaçu – Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Foz Iguaçu. A moderadora será a coordenadora do evento. Ainda no período da manhã, às 10h45, será realizada apresentação cultural. Logo após, a palestra “Estado dos Recursos Hídricos em Portugal” será ministrada pela doutora Maria Manuela Morais da Universidade de Évora em Portugal.

Durante à tarde, no Ginásio de Esportes da Unioeste, ocorrerá apresentação cultural e exposição de painéis. Ás 15h30 o doutor Saint Clair Honorato Santos, coordenador do Ministério Público do Meio Ambiente de Curitiba e o engenheiro Paulo Roberto Castella, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Jardins Botânicos (SEMA) de Curitiba, irão apresentar o tema “Políticas Públicas de Educação Ambiental (EA) – Diretrizes da EA do Paraná”. A mediadora será a doutora, Maria Arlete Rosa, conselheira do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Já às 17h30, serão lançados os programas “Rio da Minha Rua”, de Mauri César Barbosa Pereira e do engenheiro, Paulo Castella; e “Corrida da Água” do doutor Vander Piaia do Núcleo Regional de Educação (NRE) do Paraná. As atividades do dia serão encerradas com a reunião sobre “Avaliação e Estratégias de fortalecimento das redes de Educação Ambiental”.