Campus sedia Semana Acadêmica de Serviço Social

Para debater as condições de trabalho, formas de exploração e a relação com o serviço social no contexto do capitalismo contemporâneo o Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sedia o 5º Simpósio de Formação Profissional e a 21º Semana Acadêmica de Serviço Social, no período de 23 a 25 deste mês.

O evento, promovido pelo Colegiado do Curso de Serviço Social em parceria com a Fundação Araucária (Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná) ocorrerá em âmbito regional, com o tema “As configurações da exploração do trabalhador no capitalismo contemporâneo”.

O encontro tem como objetivo analisar as configurações da exploração do trabalhador e as relações de gênero, bem como debater as condições de trabalho da classe trabalhadora na região Oeste do Paraná, as lutas e organização dos trabalhadores, além de propiciar um momento de reflexão dos elementos teórico-críticos e políticos que repercutam no cotidiano do exercício profissional.

Para isso, o evento contará com conferência, mesas redondas, sessões temáticas de apresentação das comunicações inscritas, minicursos, exposição, divulgação e lançamento de livros e momentos culturais.

Segundo os coordenadores do evento, espera-se que o encontro contribua para um maior conhecimento a respeito das condições de trabalho atual e as formas para o seu enfrentamento na luta pela ampliação e fortalecimento de condições objetivas para a defesa dos direitos sociais.

Programação

A abertura oficial do evento está prevista para as 8 horas do dia 23, após, será realizada a conferência “Dialética no trabalho/liberdade no Serviço Social: uma abordagem Marxista”, ministrada pela professora doutora Genira Di Fiori, em seguida, o tema será debatido. Das 13h30 às 17h30 serão realizados minicursos.

No dia 24 as atividades se iniciarão às 7h30, será realizado um momento cultural até às 8 horas, seguido pela conferência “As configurações da exploração do trabalhador no capitalismo contemporâneo”, apresentada pelo professor doutor, Ariovaldo Oliveira dos Santos, da Universidade Estadual de Londrina. Das 13h30 às 17h30 serão realizadas as sessões temáticas.

No último dia do evento (26.09), após o momento cultural realizado no mesmo horário, será organizada mesa redonda sobre “As condições de trabalho da classe trabalhadora na região Oeste do Paraná e as lutas e organização dos trabalhadores” composta por, Anacir Antônio de Andrade, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Toledo; Flávio Bonifácio Pinto do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Toledo; representantes do Movimento Sem Terra de Cascavel e do Conselho Regional de Serviço Social (Cress) de Curitiba.