Engenharia Civil apresenta projeto de extensão

Nesta quarta-feira (11), no auditório da Prefeitura de Cascavel, às 9h30, será realizado o Seminário de Apresentação de Resultados Parciais do Programa de Extensão Capa (Capa-HIS), que é um dos projetos financiados pelo Programa de Extensão Universitária 2013/2014 (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O tema deste Seminário, ministrado pelo coordenador geral, Ricardo Rocha de Oliveira, é apresentar o estudo de avaliação pós-ocupação, realizado ao longo deste ano, pelos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, no conjunto habitacional Julieta Bueno. Ao todo, estão participando do Projeto cinco docentes diretamente envolvidos e 15 alunos do curso de Engenharia Civil.

Será descrito o processo de análise dos resultados, realizado em 90 casas do conjunto referentes aos seguintes pontos: perfil sócio-demográfico e econômico dos moradores; pesquisa de satisfação em relação à unidade habitacional; levantamento de modificações internas realizadas nas unidades habitacionais; levantamento de ampliações e alterações externas realizadas nas unidades habitacionais, e levantamento de principais defeitos (patologias das construções) de partes externas das casas.

O Programa de Extensão apresenta uma oportunidade de contribuição à interação entre Universidade e setores da sociedade, com o objetivo de capacitar entidades que atuam na concepção, melhorias na operação e manutenção das unidades e execução de empreendimentos habitacionais no gerenciamento de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS). Os participantes deste projeto, professores, alunos e colaboradores, visa incorporar esta temática para uma melhor forma de vida dos moradores.

Segundo o coordenador geral, professor Ricardo Rocha de Oliveira, os alunos sempre são incentivados para que apresentem projetos universitários em congressos e outros eventos estudantis. “Este projeto de extensão ainda tem em vista mais dois conjuntos habitacionais para ser avaliado no próximo ano, e com os apoios dos professores e alunos esperamos atingir esta meta”, declarou.

Este projeto foi aprovado em 2011 e colocado em prática apenas em abril deste ano. Os acadêmicos participantes receberão certificado da Unioeste.