Iapar e CPRA divulgam Paraná Agroecológico

Para divulgar a Rede de Pesquisa em Agroecologia Paranaense e o evento Paraná Agroecológico, o coordenador da Rede e presidente do evento, Dirk Claudio Ahrens, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o vice-presidente Márcio Miranda, do Centro Paranaense de Pesquisa em Agroecologia (CPRA), e o secretário da Iapar, Henrique Luis da Silva, realizaram reunião, na quarta feira (11), no Campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A Rede de Pesquisa em Agroecologia faz parte do programa estadual Paraná Agroecológico, que será lançado no evento Paraná Agroecológico, entre os dias 27 e 31 de maio de 2014, em Matinhos.

A constituição da Rede de Pesquisa em Agroecologia teve início em 28 de agosto de 2012 e, segundo a professora do curso de Agronomia da Unioeste, Regina Garcia, tem por objetivo a “congregação de pesquisadores, técnicos, estudantes e agricultores, denominados de atores sociais, para troca de experiências práticas-teóricas em agroecologia no Paraná, em busca de unir os saberes tradicionais e científicos para, muito mais que uma reflexão, ensaiar os passos e planejar as ações”.

O comitê gestor da Rede é formado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Rede Ecovida de Agroecologia, Universidades Estaduais do Paraná (UENP, UEL, UEM, UEPG e Unioeste), Itaipu Binacional, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e Embrapa Soja. O comitê é coordenado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e secretariado pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Já o “Paraná Agroecológico” contará com quatro eventos distribuídos entre os dias 27 a 31 de maio de 2014: Seminário do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO); Encontro Paranaense de Agroecologia, com expectativa de público de mil pessoas; I Congresso Paranaense de Agroecologia – que está sendo organizado pela Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia – e a Feira para consumidores, nomeada “Agroecologia e o Consumo Responsável”.

O evento terá como foco principal alavancar a Agroecologia em cinco eixos: pesquisa; formação, capacitação, assistência técnica e extensão rural; comercialização e mercado; organização dos produtores e consumidores; e legislação.

Em outra reunião, realizada no mesmo dia 11, no período da manhã, no Campus de Marechal Cândido Rondon, houve a construção de vários itens do I Congresso Paranaense de Agroecologia, cujo comitê técnico científico está sob a responsabilidade da professora de Agronomia da Unioeste, que fará parte do Evento Paraná Agroecológico. O Congresso será nos dias 29 e 30 de maio de 2014, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, em Matinhos.

Estiveram presentes nas reuniões, o diretor do Campus de Marechal, professor Paulo José Koling, diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professor Ricardo Vianna Nunes, docentes do CCA, bolsistas vinculados a projetos na área de agroecologia e membros do Capa e da Itaipu Binacional.