Inscrições para 2º Seminário de Práticas seguem até dia 30

As inscrições para o 2º Seminário de Práticas de Ensino – Arte e Ludicidade, organizado pelos cursos de licenciaturas do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, seguem abertas até o próximo dia 30.

O evento, que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, é direcionado a professores e alunos dos cursos de graduação do Ceca (Letras, Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo), professores e equipes pedagógicas das escolas da Educação Básica, campos de estágio de Prática de Ensino da Unioeste.

Segundo os organizadores, o Seminário tem o objetivo de promover um espaço de reflexão e aprofundamento das discussões sobre o fazer pedagógico nos cursos de licenciatura da área da Educação e de Letras, fortalecer a integração entre os cursos de graduação do Ceca e a Educação Básica, para socializar experiências realizadas na prática de ensino, projetos de pesquisa, de ensino e de extensão.

A coordenadora do evento, professora Marcia Ristow, revela que o tema “Arte e Ludicidade” corresponde a uma atividade inovadora na prática de ensino.  “Como o tema do evento, este ano, é Arte e Ludicidade, vamos romper com a tradição academicista, mas sem perder a cientificidade”.

A dinâmica do Seminário contará com conferência de abertura, 20 diferentes oficinas pedagógicas e sessões coordenadas com apresentações de trabalhos científicos da prática de ensino e atividades culturais desenvolvidas no Estágio Supervisionado.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.unioeste.br/eventos/seminariodepraticaceca2013/, até o dia 30 de outubro. Mais informações no site ou pelo telefone (45) 3220-3163 – Ceca.

Programação

Na segunda-feira (4), dando início ao evento, às 9 horas, será realizada a abertura oficial, no Auditório Arnaldo Busatto. Em seguida, às 9h30, Escataplaft: Intervenções Artísticas. Às 11 horas, roda de conversa, com debates sobre o papel das intervenções artísticas e culturais na constituição de novas propostas metodológicas para a educação: desafios da atualidade. Além da exposição de quadros da artista plástica Cleonice Viccari. No período da noite, a partir das 19 horas, a professora Alessandra Ribeiro Honório, abordará o tema Italiano para Crianças. A partir das 19h30, serão realizadas oficinas pedagógicas.

Na manhã de terça-feira (5), às 8h30, haverá apresentação dos trabalhos de Práticas de Ensino dos cursos de Pedagogia, Letras, Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura do Campo. Às 11 horas, inicia a sessão de pôsteres e exposição dos trabalhos produzidos nas práticas de ensino. No período da tarde, a partir das 13 horas, continuará a sessão de pôsteres e exposição dos trabalhos produzidos nas práticas de ensino. Às 14 horas, inicia as oficinas pedagógicas. Na noite de terça-feira, haverá sessão de pôsteres e exposição dos trabalhos. Além da apresentação dos trabalhos de práticas de ensino, a partir das 19h30.

No último dia do evento, quarta-feira (6), às 8 horas, haverá a apresentação da Orquestra de Flauta Doce da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel.  A partir das 8h30, será dada continuidade nas apresentações de trabalhos e às 11 horas haverá exposição de pôsteres e exposição dos trabalhos produzidos nas práticas de ensino. Para o encerramento do evento, na noite de quarta-feira, o Grupo de Artes Cênicas do curso de Letras da Unioeste se apresentará às 19 horas, no saguão da cantina. Em seguida, às 19h30, haverá sessão de pôsteres e exposição dos trabalhos produzidos nas praticas de ensino e a continuidade das apresentações dos trabalhos.