Unioeste abre inscrições para curso de Libras

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) juntamente com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, abrem a partir do dia 3 de março inscrições para o curso de Libras.

O CAS tem a finalidade de promover a formação de profissionais habilitados como professores, tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, instrutores surdos e demais profissionais para atuar com alunos surdos ou com perda auditiva. O CAS ainda oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com perda auditiva e surdez da Rede Pública Municipal de Ensino.

A proposta deste centro é de enfrentar os inúmeros problemas ocasionados por causa das barreiras de comunicação e na execução dos objetivos previstos nas diretrizes estabelecidas para a educação dos surdos e são compreendidos em sua dimensão não só educativa, mas também filosófica e cultural, oportunizando condições adequadas para o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno com surdez e contribuir para a sua emancipação política e social.

O Centro é constituído por quatro núcleos: Capacitação de Profissionais da Educação; Apoio Didático Pedagógico; Tecnologias e de Adaptação de Materiais Didáticos e o de Convivência. Dentre estes núcleos se destacam o atendimento educacional especializado à pessoa com surdez no "Núcleo de Apoio Pedagógico à Pessoa com Surdez – NAPPS" e o desenvolvimento do curso: "Libras: quebrando barreiras".

Inscrições

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 7 de março, e para ingressar no curso de Libras, deverão ser apresentados o requerimento de matrícula; foto 3x4; comprovante de residência; cópias da certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF.

Podem se inscrever alunos a partir de 17 anos, e no caso do aluno ser menor de idade, a matrícula deverá ser feita pelo responsável. Se o interessado for professor ou funcionário da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (comprovar com o contra-cheque), se o vinculo for com a Unioeste (comprovar com declaração emitida pela Instituição), se for familiar de surdo (comprovar com documentação, sendo esta audiometria e comprovante de parentesco).

Mais informações no site http://cascascavel.com.br/ ou pelo telefone (45) 3220-7370.