Campus de Cascavel sedia 6º Mateada da Unioeste

Será realizada na próxima sexta-feira (20.09) no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a 6º Mateada da Unioeste, a iniciativa visa reunir os apreciadores da cultura gaúcha, bem como comemorar o Dia do Gaúcho.

O evento será realizado no Centro de Convivência da Universidade (prédio anexo a Reitoria). Durante a Mateada, gaiteiros farão apresentações de músicas típicas, será servido chimarrão à vontade além de Costelão e Arroz Carreteiro.

O evento é aberto ao público e os interessados podem participar sem nenhum custo. Segundo o responsável pela Mateada, professor doutor Vilmar Malacarne, o encontro visa proporcionar aos apreciadores da cultura gaúcha uma oportunidade de interagirem e confraternizarem. “Nós sabemos que muitos professores e funcionários da Unioeste são provenientes do Rio Grande do Sul, este evento é realizado para possibilitar esta interação e também com aqueles que gostam ou querem conhecer mais sobre a cultura gauchesca” diz o professor.

Dia do Gaúcho

O dia 20 de setembro é considerado Dia do Gaúcho, pois nesta mesma data no ano de 1835 se iniciou a Revolução Farroupilha. A Revolução teve a duração de dez anos, com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito, no dia 28 de fevereiro de 1845, data marcada pelo brado do chefe da farroupilha, Davi Canabarro, “acima de nosso amor à república, está nosso brio de brasileiro”.

A República sul-rio-grandense foi proclamada somente um ano após da Revolução e dela resultou o lema de sua bandeira “Liberdade, Igualdade, Humanidade”, que sintetiza as madrugadas e noites mal dormidas, pelos quais passou o gaúcho na preservação dos destinos da pátria.

Para comemorar as vitórias alcançadas, os gaúchos realizam a Semana Farroupilha, festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 e 20 de setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”.

A Semana Farroupilha tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como: hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo.